Vida

Mensagem para o Dia Mundial do Doente

por Pastoral Familiar, 10 de janeiro de 2023, 0 Comentários(s)

O Vaticano publicou, nesta terça-feira (10), a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Doente, a ser celebrado em 11 de fevereiro. No texto que tem como título “Trata bem dele”, o Santo Padre recorda a parábola do Bom Samaritano e ressalta que a doença faz parte da experiência humana, mas que pode se tornar desumana se vivida na isolamento e no abandono.

“Neste XXXI Dia Mundial do Doente e em pleno percurso sinodal, convido-vos a refletir sobre o fato de podermos aprender, precisamente através da experiência da fragilidade e da doença, a caminhar juntos segundo o estilo de Deus, que é proximidade, compaixão e ternura”, disse.

“Naturalmente as experiências do extravio, da doença e da fragilidade fazem parte do nosso caminho: não nos excluem do povo de Deus. Pelo contrário, colocam-nos no centro da solicitude do Senhor, que é Pai e não quer perder pela estrada nem sequer um dos seus filhos”, acrescentou ao dizer que uma comunidade que caminha em conjunto, não pode se deixar contagiar pela cultura do descarte.

Sobre a parábola do Bom Samaritano, Francisco comentou a forma como as pessoas tem agido atualmente. “Com efeito, há uma profunda conexão entre esta parábola de Jesus e as múltiplas formas em que é negada hoje a fraternidade. Não é fácil distinguir os atentados à vida e à sua dignidade que provêm de causas naturais e, ao invés, aqueles que são provocados por injustiças e violências. Na realidade, o nível das desigualdades e a prevalência dos interesses de poucos já incidem de tal modo sobre cada ambiente humano que é difícil considerar ‘natural’ qualquer experiência. Cada doença realiza-se numa ‘cultura’ por entre as suas contradições”.

“Tememos a vulnerabilidade, e a invasiva cultura do mercado impele-nos a negá-la. Não há espaço para a fragilidade. E assim o mal, quando irrompe e nos ataca, deixa-nos por terra atordoados. Então pode acontecer que os outros nos abandonem, ou nos pareça que devemos abandoná-los a fim de não nos sentirem um peso para eles. Começa assim a solidão, e envenena-nos a sensação amarga duma injustiça, devido à qual até o Céu parece se fechar para nós”.

PAPA FRANCISCO

Com isso, o Santo Padre destacou que é importante que toda a Igreja se confronte com o exemplo evangélico do bom samaritano, para se tornar um válido ‘hospital de campanha’. “Com efeito a sua missão, especialmente nas circunstâncias históricas que atravessamos, exprime-se na prestação de cuidados”, apontou. “A Palavra de Deus – não só na denúncia, mas também na proposta – é sempre iluminadora e de hoje. Na realidade, a conclusão da parábola do Bom Samaritano sugere-nos como a prática da fraternidade, que começou por um encontro de indivíduo com indivíduo, se pode alargar para um tratamento organizado”, completou.

Leia na íntegra: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/sick/documents/20230110-giornata-malato.html