Família

Mensagem final do Pré-Congresso do setor Vida, Família e Juventude do CELAM

por Pastoral Familiar, 18 de setembro de 2013, 0 Comentários(s)

Mensagem final do Pré-Congresso do setor Vida, Família e Juventude do CELAM, ocorrido em Buenos Aires – Argentina (10-14 de setembro) em preparação ao 1° Congresso Latino-americano de Pastoral Familiar 
Redescobrindo a identidade da Pastoral Familiar latino-americana.
Para a vida plena e a comunhão missionária.
Pela importância que tem hoje a família como âmbito privilegiado para a realização e a felicidade do ser humano e o desenvolvimento da sociedade, impulsionados pelas conclusões da V Conferência do Episcopado Latino-americano e do Caribe em Aparecida, encontramo-nos para dar continuidade ao processo de renovação da Pastoral da Família e da Vida, em vista do 1º Congresso Latino-americano de Pastoral Familiar.
Nestes dias, refletimos sobre a família e seu contexto atual, caracterizado por uma rápida e profunda mudança de época e marcada pela transição para uma visão individualista do mundo, onde o bom, o verdadeiro e o justo deixam de ser percebidos como reais e objetivos, e passam a depender das circunstâncias pessoais, do contexto sociocultural, dos desejos ou do consenso. O relativismo, o aumento de diversas formas de violência, a ideologia de gênero são claros exemplos do desconhecimento da natureza humana e de sua verdade, sufocando assim os desejos mais profundos e naturais do coração do homem.
Por isso, anunciamos com maior entusiasmo e alegria que a família se fundamenta no matrimônio. Que ela nasce da íntima comunhão de vida e amor entre um homem e uma mulher, com um vínculo livre, permanente, exclusivo e indissolúvel, que está orientado à ajuda mútua, à procriação, à educação dos filhos e que possui uma específica e original dimensão social.
Como Igreja, queremos acompanhar com amor cristão, de modo cada vez mais próximo, as distintas realidades que vivem as famílias, e sentimos um forte chamado a ir ao seu encontro, com uma atitude de serviço, levando a misericórdia e a ternura de Deus.
Reafirmamos com esperança que a família, como criação e dom divinos e instituição natural, continua sendo o bem mais querido e desejado de nossos povos, porque está inscrita no coração de todo homem e no plano salvífico de Deus, com a convicção que a santidade das famílias ajudará na transformação dos povos em sociedades justas e fraternas.
Ao final deste encontro, anunciamos estas verdades fundamentais da família:
Deus quer, ama e se ocupa da família.
A família é uma boa-nova para o mundo.
A família é o fundamento da sociedade, onde se estabelecem os primeiros vínculos que desenvolvem a confiança, a gratuidade, a autenticidade, a reciprocidade e a liberdade.
Na família, a pessoa alcança sua realização.
A família é o espaço privilegiado para que seus membros, numa relação de comunhão, acolham e cuidem da vida. Onde os filhos são acompanhados em seu desenvolvimento, são educados e onde a fé lhes é transmitida. 
A família possui a fortaleza que lhe dá a graça do Sacramento do Matrimônio.
Confiamos, como filhos, a fecundidade deste trabalho à Sagrada Família de Nazaré.
Departamento de Família, Vida e Juventude do CELAM
Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família
Rede de Institutos latino-americanos de Família (REDIFAM) 
San Miguel, Buenos Aires, 13 de setembro de 2013.