Vida

Ministério da Saúde alerta sobre combate ao mosquito Aedes aegypti

por Pastoral Familiar, 17 de fevereiro de 2016, 0 Comentários(s)

mitos-e-verdades-Zika-03

Além da mobilização de conscientização, com distribuição de panfletos e orientações para eliminar os focos do mosquito, as equipes de combate também estiveram nas residências, identificando possíveis criadouros do Aedes e aplicando, quando necessário, inseticidas e larvicidas.

Fique atento

Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com ampliação da expansão geográfica para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. É estimado que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas morem em países onde a dengue é endêmica.

Na região das Américas, a doença tem se disseminado com surtos cíclicos ocorrendo a cada 3/5 anos. No Brasil, a transmissão vem ocorrendo de forma continuada desde 1986, intercalando-se com a ocorrência de epidemias, geralmente associadas com a introdução de novos sorotipos em áreas anteriormente indenes ou alteração do sorotipo predominante. O maior surto no Brasil ocorreu em 2013, com aproximadamente 2 milhões de casos notificados. Atualmente, circulam no país os quatro sorotipos da doença.

CNPF com Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.