Família

Movimentos partilham caminhada com a Comissão Vida e Família

por Pastoral Familiar, 22 de março de 2021, 0 Comentários(s)

A Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) estiveram reunidas virtualmente com representantes de movimentos eclesiais que atuam com famílias, no último 13 de março. Na ocasião, houve partilha das ações evangelizadoras durante o período de pandemia e a motivação para que os movimentos estejam integrados à Pastoral Familiar na vivência do Ano Família Amoris Laetitia.

Marcada desde a última reunião, realizada em Brasília, em fevereiro de 2020, a reunião contou com a partilha das iniciativas de cada movimento durante este tempo de pandemia. Os participantes contaram como procuraram responder às questões da evangelização e as questões de ações sociais: “Tivemos partilhas muito bonitas”, contou padre Crispim Guimarães, assessor da Comissão Vida e Família e secretário executivo da CNPF.

Entre as partilhas de ações durante a pandemia, algumas estavam relacionadas ao apoio social a situações de vulnerabilidade. Padre Crispim motivou a inserção dessas ações nos registros da Ação Emergencial da Igreja no Brasil É tempo de cuidar. Registre aqui as ações de solidariedade.

Ações virtuais

Numa tendência que afetou toda a Igreja, praticamente todos os movimentos tiveram que migrar para o ambiente on-line, o que em alguns aspectos atrapalhou as atividades, mas, em outros, favoreceu a expansão do alcance. “Há também uma constatação de um certo cansaço de tantas lives. Estão procurando, dentro desse formato, ser mais dinâmicos nas ações, no jeito de evangelizar. Para que o virtual não se torne um peso daqui para frente”, recorda padre Crispim.

O assessor pontua ainda que os bispos e o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar sentiram “um clima muito bonito, muito esperançoso” e que os movimentos estão interagindo com a Pastoral. Tal interação também deve ser observada durante o Ano Família Amoris Laetitia, quando o Portal Vida e Família deve divulgar o trabalho em favor das famílias realizado pelos movimentos.

Os movimentos também devem atuar em conjunto com a Pastoral Familiar por meio de casais no Serviço à Vida e na cooperação da comunicação, além da participação em eventos nacionais como a Assembleia da Pastoral Familiar. Os membros da Comissão ainda agradeceram pelo serviço que os movimentos têm prestado na produção dos subsídios Hora da Família, Hora da Vida e do Itinerário para casais recém-casados.

Presenças

Dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Vida e Família
Dom Armando Martín Gutierrez, bispo de Bacabal (MA) e membro da Comissão Vida e Família
Dom Bruno Elizeu Versari, bispo de Campo Mourão (PR) e membro da Comissão Vida e Família
Luiz e Kathia Stolf, casal coordenador nacional da Pastoral Familiar
Padre Crispim Guimarães, assessor da Comissão Vida e Família e secretário executivo da CNPF
Dom Moacir Arantes, bispo de Barreiras (BA), Equipes de Nossa Senhora
Lu e Nelson Pereira, Equipes de Nossa Senhora
José Silva e Natividade das Graças, Aliança de Casais com Cristo
Padre João Baptista Mezzalira, Caminho Neocatecumenal
Aldemir Lopes, Caminho Neocatecumenal
Valdo e Sandra Calixto, Ministério para as Famílias da Renovação Carismática Católica
Rubens e Rosana Carvalho, Movimento Familiar Cristão
Angelo Curioletti Netto, Movimento de Cursilhos de Cristandade