Vida

Em família celebramos a vida com alegria e esperança

por Pastoral Familiar, 19 de maio de 2020, 0 Comentários(s)

A Igreja no Brasil celebra, a cada ano, na primeira semana de outubro, a Semana Nacional da Vida e o dia do Nascituro. A iniciativa é organizada pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, através da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). As celebrações da Semana Nacional da Vida ocorrem de 1º a 07 de outubro e terminam com as celebrações do Dia do Nascituro, no dia 08 de outubro. A Semana Nacional da Vida é uma ação que busca conscientizar os católicos sobre o direito à vida, desde a concepção até seu fim natural.

Com objetivo de ajudar as comunidades e famílias a se organizarem e viverem bem a Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro, a CNPF prepara desde 2011 o subsídio “Hora da Vida”, que traz 7 temas para refletir como agir em relação aos direitos, deveres, e atitudes em relação à vida. Este ano o Hora da Vida traz como tema de reflexão ‘Em Família Defendemos a Vida! ’.

Em família defendemos a vida com gestos de ALEGRIA e ESPERANÇA!

Além das atividades previstas para Semana Nacional da Vida nas (Arqui)dioceses, paróquias ou comunidades, queremos propor duas ações públicas que possam acontecer em todo Brasil no mesmo dia e horário, demonstrando a força de mobilização em prol da vida, desde a concepção até seu fim natural.

Sinal da Alegria

No dia 01 de outubro, abertura da Semana Nacional da Vida, façamos ressoar os sinos de todas as Igrejas no Brasil, sempre às 12, 15 e 18 horas acompanhado da ‘Oração do Nascituro’ (Verso deste fôlder), simbolizando assim a alegria em celebrar e valorizar a vida.

Sinal da Esperança

No dia 08 de outubro, dia do nascituro, em um gesto de propagação da ‘Luz de Cristo’ para que possa iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas, possamos acender o maior número de velas, e juntamente rezar a ‘Oração do Nascituro’ (Verso deste fôlder). Um momento de devoção e unidade com toda a Igreja no Brasil.

O local poderá ser em frente a uma Igreja, praça pública ou lugar que seja oportuno. Sugere-se que a comunidade local se mobilize e realize ações adicionais, de acordo com a sua realidade, como procissões, passeatas, oração do Santo terço e outras, unindo-se às demais pastorais, movimentos e serviços presentes na comunidade.

Os horários e ações adicionais são definidos serão definidos pelos organizadores locais

Todos que celebrarem esse momento poderão convidar os meios de comunicação local (Religiosos e seculares). É importante também registrar e compartilhar fotos e vídeos nas redes sociais, sempre com a Hashtag #SimaVida para uma ampla divulgação nas redes sociais da PastoralFamiliarCNBB.

Para adquirir o Fôlder acesse www.lojacnpf.org.br ou ligue (61) 3443-2900