Regionais

Em Roma, Dom Dulcênio apresenta relatório do Nordeste 2 para Dicastério

por Pastoral Familiar, 20 de maio de 2022, 0 Comentários(s)

O bispo da Diocese de Campina Grande (PB) e presidente da Comissão Regional Pastoral para a Vida e a Família para o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dulcênio Fontes de Matos, apresentou o relatório do setor em reunião no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. O encontro foi realizado nesta quinta-feira (19) dentro da programação da Visita ad Limina Apostolorum, que acontece desde segunda-feira (16), em Roma.

Foto: Divulgação

Um dos destaques da comissão segundo dom Dulcênio foi a adaptação do trabalho para o ambiente virtual devido à pandemia do coronavírus. “Modificamos nossa forma de agir, nos reinventamos e passamos a utilizar cada vez mais as plataformas digitais de modo a ouvir, animar e articular as comissões diocesanas com reuniões mensais”, afirmou o bispo.

No âmbito da formação, o presidente da Comissão Regional Pastoral para a Vida e a Família da CNBB Nordeste 2 expôs o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF). O projeto, ainda em fase experimental, já alcançou a taxa de 68% de agentes formados no campo da evangelização.

“Tivemos a segurança de continuar a avançar para as águas mais profundas, aprendendo novas maneiras e nos reinventando. Estamos vivendo intensamente este ano o estudo da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, de oração e valorização da família”, acrescentou dom Dulcênio.

Após a apresentação, o secretário do Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família, padre Alexandre Mello, parabenizou o trabalho da comissão da CNBB Nordeste 2.

Orientações


Dom Dulcênio aproveitou a oportunidade para dialogar com os representantes do Dicastério sobre o acompanhamento de famílias de segunda união, como avançar nos estudos da Exortação Apostólica Amoris Laetitia e a respeito da dificuldade de transmitir a fé aos mais jovens.

A subsecretária do Dicastério, a doutora Linda Ghisoni, reforçou que é necessário um acompanhamento mais próximo às famílias de segunda união e que esse é um tema está no coração do Papa Francisco. Em relação à Exortação Apostólica, para uma melhor compreensão é preciso que as famílias se dedique à formação da crianças desde muito cedo e destacou que a fé dos pais é o alicerce para a vida dos filhos.

Por fim, sobre o planejamento familiar a partir de métodos naturais questionado pelo bispo da Diocese de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson, a subsecretária pontuou que é necessária uma estratégia pastoral para trabalhar esse tema, conscientizando as famílias sobre o planejamento responsável.

Convite


Os pastores da CNBB NE2 concluíram o encontro no Dicastério para os Leigos, a Vida e a Família entregando um convite do 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) ao prefeito do organismo, cardeal Kevin Farrell.

O Congresso será realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife, em parceria com a CNBB NE2, de 11 a 15 de novembro. O evento tem como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (At 2,46).

*Com informações da Pascom Campina Grande