Regionais

Observatório de Bioética debate Pacto pela Vida e pelo Brasil

por Pastoral Familiar, 26 de março de 2021, 0 Comentários(s)

O Observatório de Bioética do Regional Sul 3 esteve reunido de maneira remota para uma formação e um debate sobre o Pacto pela Vida e pelo Brasil na perspectiva Bioética. O encontro virtual, em 18 de março, contou com a presença do padre Paulo Renato, da assessoria política da CNBB, que fez uma análise de conjuntura sobre o momento atual diante da pandemia.

O encontro marcou o início das atividades de 2021. Devem ser realizados encontros mensais temáticos sobre bioética, os BIO-TEMAS. As reuniões são coordenadas pelo bispo do Rio Grande (RS), dom Ricardo Hoepers, referencial da promoção e defesa da vida e do Observatório de Bioética do Regional Sul 3.

Os participantes, representando as arquidioceses de Santa Maria, Passo Fundo e Pelotas e a diocese de Rio Grande, contribuíram com propostas de pautas como o negacionismo, a autoverdade e a pós-verdade, a perda de valores e critérios essenciais para a vida, a falta de senso crítico e o questionamento de o que é realmente valor essencial para a vida em sociedade.

Como proposta para as reflexões do Observatório, ficou a resposta à necessidade em entender as causas dos problemas sociais que atingem a realidade, pois, como visto durante o encontro, crescem a cada dia os índices de exclusão social e de vulnerabilidade humana.

O próximo encontro Bio-Temas ocorrerá no dia 15/04 e tratará sobre a temática: Idosos e redes sociais. Na ocasião, participará o professor Dr. Adriano Pasqualotti, como palestrante e o mediador será o professor Dr. Nadir Antonio Pichler, membro do observatório de Passo Fundo.

Com informações da CNBB Sul 3 e Pe. Waldeir da Paixão