Vida

Observatório do Sul 3 estuda Bio-tema “Idosos e redes sociais”

por Pastoral Familiar, 26 de abril de 2021, 1 Comentários(s)

O Observatório de Bioética do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou uma live, no dia 15 de abril de 2021, com o Bio-Tema “Idosos e redes sociais”. A exposição foi feita pelo professor Adriano Pasqualotti, doutor em informática na educação e docente do Programa de pós-graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo (RS). A live foi mediada pelo professor Nadir Antonio Pichler, doutor em filosofia e coordenador do Observatório de Bioética, Polo Passo Fundo.

O evento teve a participação de membros do Observatório de Bioética do Regional Sul 3, mestrandos e doutorandos em Envelhecimento Humano da UPF e outros convidados, com um debate acerca dos desafios, perigos e benefícios da temática nos próximos anos e décadas.

Segundo o professor Adriano, o acesso as redes sociais aumentou muito nos últimos meses devido à pandemia da Covid-19. O doutor em informática na educação ressaltou que grande parte da população brasileira, principalmente das pessoas idosas, ainda não têm acesso adequando às condições tecnológicas da internet e da tecnologia da informação. Porém, ele acredita que nos próximos anos, o acesso às redes e à internet vai se tornar cada vez mais democrático e acessível, porque a tendência do mundo digital caminha para isso, com mudanças substanciais no trabalho, no relacionamento, na formação de valores éticos e democráticos, etc. Adriano Pasqualotti citou como exemplo um estudo no qual uma pessoa idosa católica se comunicou do hospital com o sacerdote via tablet. 

Na discussão, também foi mencionado que, se de um lado existem as maravilhas de comunicação com a internet e as redes sociais, por outro, todos os nossos dados e postagens permanecem disponíveis para as empresas digitais, como Google e Facebook, com possibilidade de se apropriarem das informações de seus usuários via algoritmos, para manipular, para consumir e votar, a exemplo das eleições americanas em 2016 e brasileiras em 2018.

Professor Adriano, como um entusiasta das redes sociais, procurou destacar, acima de tudo, seus benefícios de comunicação e relacionamento com as pessoas idosas.

Por Padre Waldeir Paixão e Portal Vida e Família  

Comentários

  1. JOSÉ Carlos Barbosa disse:

    Quero PARTICIPAR COM CERTEZA!!!

Os comentários estão fechados.