Igreja

Intenção do Papa para fevereiro: pelas paróquias

por Pastoral Familiar, 31 de janeiro de 2023, 0 Comentários(s)

O Vaticano divulgou, nesta segunda-feira (30), a mensagem de vídeo do Papa Francisco com a intenção de oração para o mês de fevereiro. Os fiéis são convidados a rezar pelas Paróquias. “As paróquias devem ser comunidades próximas, sem burocracia, centradas nas pessoas e onde se encontre o dom dos sacramentos. Elas devem voltar a ser escolas de serviço e generosidade, com suas portas sempre abertas aos excluídos. E aos incluídos. A todos”, disse o Pontífice.

O Santo Padre ressaltou ainda que as paróquias não são um clube para poucos, algo que dá uma certa pertença social. De acordo com Francisco, “a riqueza da Igreja não está nos edifícios, mas nas pessoas que vêm a eles”, disse.

“Por favor, sejamos ousados. Vamos repensar o estilo de nossas comunidades paroquiais. Rezemos para que as paróquias, pondo no centro a comunhão, a comunhão das pessoas, a comunhão eclesial, sejam cada vez mais comunidades de fé, de fraternidade e de acolhimento aos mais necessitados”, pediu o Papa.

Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, publicada no início de seu pontificado, o Papa Francisco enfatiza a centralidade da paróquia: “Embora não seja certamente a única instituição evangelizadora”, escreve, citando uma expressão de João Paulo II na Christifideles laici, a paróquia tem a particularidade de ser “a própria Igreja que vive entre as casas de seus filhos e filhas”. Por esta razão, deve estar “em contato com as casas e a vida do povo” e não se tornar uma estrutura separada do povo ou um grupo de pessoas selecionadas que olham a si mesmas. Este “apelo à revisão e renovação das paróquias”, acrescenta ele, “ainda não deu frutos suficientes para aproximá-las ainda mais do povo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *