Vida

Outubro Rosa conscientiza famílias sobre a prevenção ao câncer de mama

por Pastoral Familiar, 20 de outubro de 2022, 0 Comentários(s)

Foto: Angiola Harry/Unplash

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de que, somente em 2022, cerca de 66 mil novos casos de câncer de mama em mulheres serão diagnosticados no Brasil. Para conscientizar a população sobre a prevenção e a detecção precoce da doença, o país realiza há 14 anos a campanha Outubro Rosa. Isto porque os diagnósticos avançados representam 40% dos casos.

O Inca alerta que uma entre doze mulheres no Brasil terá câncer de mama e a maioria das mortes ainda se dá por falta de informação e tratamento correto. Além disso, a cada ano cerca de 15 mil mortes são causadas entre as mulheres por este motivo. A doença é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões brasileiras, menos na Norte, onde o câncer do colo de útero mata mais. Caso o câncer seja descoberto no início, a cura ocorre em um de cada três casos.

Sintomas


O sintoma mais comum é o aparecimento do nódulo, geralmente indolor e duro. No entanto, há tumores de consistência branda e bem definidos que também podem ser malignos. Por isso é fundamental consultar um médico e realizar exames preventivos regularmente. O Ministério da Saúde alerta que casos de caroços surgidos em seios de mulheres mais jovens, e que persistam por mais de um ciclo menstrual, devem necessariamente ser analisados por um profissional.

Para prevenir, os médicos indicam que as pessoas devem ter hábitos saudáveis, aliados a exercício físico e a uma boa alimentação.