Família

Palestra chama atenção sobre a missão do leigo no mundo

por Pastoral Familiar, 29 de maio de 2022, 0 Comentários(s)

O tema Família e Vocação Laical, do 12º Simpósio Nacional das Famílias, realizado no sábado (28), foi abordado pelo atual assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Laudelino Augusto dos Santos Azevedo. A partir do Documento da CNBB nº 105: os Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade, Laudelino refletiu o papel do leigo, a sua importância e espaço de ação na igreja e no mundo.

Inicialmente, ele desmistificou a expressão “cristão leigo” de modo positivo como membro do povo de Deus. “Pelo batismo fomos incorporados a Cristo se tornando assim sujeito eclesial, discípulos missionários e cidadãos do mundo”, explicou.

Sobre a importância dos cristãos leigos, Laudelino destacou: “Existem determinadas situações em que o evangelho só consegue chegar através dos cristãos leigos e leigas. Na família, no trabalho, na fábrica, na Câmara Municipal, no Congresso Nacional, no Supremo, somos nós leigos que devemos levar o evangelho”, pontuou Laudelino.

Nesse sentido, o assessor chamou a atenção de todos sobre o campo de ação e de missão do leigo que é o mundo. “Existem vários espaços que os leigos devem exercer o seu agir cristão, sua identidade e dignidade de sujeito eclesial”, indagou Laudelino, se referindo a família, a paróquia, as comunidades eclesiais, movimentos e serviços no âmbito da Igreja reforçando então o chamado a participar na ação pastoral da Igreja.

Em sua fala, Laudelino ainda ressaltou que o mundo e a história da humanidade são o campo da ação do amor de Deus e que a Igreja está dentro do mundo, não fora, nem ao lado, nem acima e nem contraposta a ele, lembrando assim o que diz o Concílio Vaticano II.
“O desafio do cristão será sempre viver no mundo sem ser do mundo, examinar tudo e ficar com o que é bom”, pontuou.

Confira como foi a palestra do assessor da Comissão do Laicato:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *