Família

Papa Bento XVI faz 83 anos de idade

por Pastoral Familiar, 19 de abril de 2010, 0 Comentários(s)

Nesta sexta-feira, 16, o papa Bento XVI faz 83 anos de idade. Durante todo o dia bispos católicos e políticos italianos enviaram felicitações pelo aniversário do pontífice. Até o momento, porém, nenhum evento oficial foi divulgado. Na segunda-feira, 19, cardeais devem almoçar com o papa, no Vaticano, por ocasião do quinto aniversário de sua eleição papal.

Bento XVI aproveitou o dia para pedir aos fiéis que rezem pela santidade da Igreja Católica. “Nestes dias, peço a vocês que rezem pelas necessidades da Igreja, para que ela possa recobrar usa santidade, unidade e zelo missionário”, disse o pontífice.

Biografia de Joseph Ratzinger, o papa Bento XVI

O Cardeal Joseph Ratzinger, Papa Bento XVI, nasceu em Marktl am Inn, diocese de Passau (Alemanha), no dia 16 de Abril de 1927 (Sábado Santo), e foi batizado no mesmo dia. O seu pai, comissário da polícia, provinha duma antiga família de agricultores da Baixa Baviera, de modestas condições econômicas. A sua mãe era filha de artesãos de Rimsting, no lago de Chiem, e antes de casar trabalhara como cozinheira em vários hotéis.

Passou a sua infância e adolescência em Traunstein, uma pequena localidade perto da fronteira com a Áustria, a trinta quilômetros de Salisburgo. Foi neste ambiente, por ele próprio definido «mozarteano», que recebeu a sua formação cristã, humana e cultural.

O período da sua juventude não foi fácil. A fé e a educação da sua família prepararam-no para enfrentar a dura experiência daqueles tempos, em que o regime nazista mantinha um clima de grande hostilidade contra a Igreja Católica. O jovem Joseph viu os nazistas açoitarem o pároco antes da celebração da Santa Missa.

Precisamente nesta complexa situação, descobriu a beleza e a verdade da fé em Cristo; fundamental para ele foi a conduta da sua família, que sempre deu um claro testemunho de bondade e esperança, radicada numa conscienciosa pertença à Igreja.Nos últimos meses da II Guerra Mundial, foi arrolado nos serviços auxiliares antiaéreos.

Recebeu a Ordenação Sacerdotal em 29 de Junho de 1951.Um ano depois, começou a sua atividade de professor na Escola Superior de Freising.

Fonte: CNBB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.