Família

Ações da Pastoral Familiar são contraponto aos desafios familiares

por Pastoral Familiar, 23 de agosto de 2022, 0 Comentários(s)

(Foto: Cathopic/Exe Lobaiza)

Preparar os casais e família para enfrentar as dificuldades e problemas que aparecem na vida a dois, sempre com os olhos fixos na Palavra e na caminhada rumo à santidade. É o que propõe algumas das iniciativas da Pastoral Familiar em todo o país, como um Itinerário Vivencial de preparação para o matrimônio e outro para recém-casados.

Segundo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média de duração nos casamentos no Brasil reduziu de 16 para 13 anos, em comparação a 2010. Aliado a isso, de acordo com o número de filhos por casais também reduziu, chegando a 1,56 (em 2000, eram 2,08). Por fim, a expectativa é de que em 2060, o Brasil chegue a quase 30% da sua população com mais de 65 anos – muitos desses já hoje descartados por suas famílias.

“O amor vale a pena. Tem as suas dificuldades, os seus problemas. Mas é um espaço vital que a sociedade precisa cuidar. Se nós destruímos a família, os valores se perdem. Por isso, devemos apresentar um contraponto. Onde há morte, vamos levar à vida, onde há erro, levaremos a verdade, onde há discórdia, vamos mostrar o perdão. A família vai santificar o mundo”, destacou o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e Família, dom Ricardo Hoepers.

O processo de preparação dos jovens casais inicia a partir do momento em que os noivos procuram a paróquia manifestando o desejo do casamento. São oito encontros – seis na casa dos formadores e dois na casa dos noivos. Nas reuniões nas casas dos noivos, participam o padre que vai assistir o matrimônio, o casal formador, além dos familiares.

Nos encontros, são discutidos temas como correção fraterna, sacramentos, crises, casais no mundo, orientações sobre a celebração do matrimônio, além de uma breve apresentação das pastorais na paróquia.

O Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio pretende ajudar a Igreja a sair ao encontro das pessoas. “A família é a base da sociedade e o processo de formação dos futuros casais é essencial para que a Igreja e a sociedade subsistam”, destaca o assessor da Comissão Vida e Família e secretário executivo da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, Pe. Crispim Guimarães.

Acompanhamento


A Pastoral Familiar atua também no apoio a estas famílias nos primeiros anos após receberem o sacramento. Foi pensando nisso e para apoiar os agentes do setor pós-matrimonial que a CNPF elaborou o livro “Itinerário para recém-casados”, que possui dois volumes. São instrumentos de crescimento espiritual, psíquico e social, divididos em 24 encontros, em dois volumes. O objetivo é aprofundar a vida a dois sob o olhar de Cristo e da Igreja.

Os volumes podem ser rezados e refletidos em casal ou em grupo. Cada paróquia, tendo a Pastoral Familiar como coordenadora, pode aproveitar os casais mais experientes, da própria Pastoral ou dos Movimentos Eclesiais, para o serviço de acompanhar/apadrinhar grupos, fazendo o papel de auxiliar os casais na condução das atividades.

No primeiro volume do Itinerário para recém-casados, são apresentados os seguintes temas: A importância do diálogo do casal; a importância da palavra, da oração e da eucaristia; a administração do tempo em família; a construção da nossa identidade; a chegada dos filhos; família e mídias sociais; o sacramento do matrimônio; harmonia sexual; o casal cristão na sociedade; uma só carne; economia doméstica; e, vida profissional e vida em família.

Entre os temas debatidos no segundo volume estão o diálogo do casal, a conjugalidade e a individualidade, os aspectos unitivo e procriativo da sexualidade, o plano de Deus para o matrimônio e a missão do matrimônio, entre outros.

Adquira já:

Itinerário Vivencial de Acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio

Primeiro volume do Itinerário para Recém-Casados

Segundo volume do Itinerário para Recém-Casados