Vida

Pessoas com deficiência: vídeo aborda o Magistério da Fragilidade

por Pastoral Familiar, 12 de janeiro de 2023, 0 Comentários(s)

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida publicou, nesta quinta-feira (12), o terceiro vídeo da série #TheChurchIsOurHome (A Igreja é Nossa Casa), que aborda a participação de pessoas com deficiência no Sínodo sobre a Sinodalidade. O tema do material é o Magistério da Fragilidade, que ecoam da Mensagem do Papa Francisco em dezembro de 2022.

“O magistério da fragilidade é um carisma com o qual vós, irmãs e irmãos com deficiência, podeis enriquecer a Igreja: a vossa presença ‘pode ajudar a transformar as realidades em que vivemos, tornando-as mais humanas e acolhedoras. Sem vulnerabilidades, sem limites, sem obstáculos a serem superados, não haveria verdadeira humanidade”, disse o Santo Padre na mensagem para o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

Um dos protagonistas do filme é o Pe. Justin Glyn, s.j, que tem deficiência visual. “É um magistério que não está em documentos, em encíclicas papais, mas um magistério da experiência vivida”, avaliou.

Saiba mais


Em maio deste ano, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convidou alguns fiéis para participarem ativamente no caminho sinodal, trazendo a sua contribuição por meio de um diálogo aberto com a Santa Sé. Vindo dos cinco continentes, representaram conferências episcopais e associações internacionais que, em muitos casos, já haviam participado das consultas sinodais em nível diocesano.

A iniciativa nasceu no contexto da reflexão que o Dicastério iniciou há cerca de dois anos sobre a inclusão das pessoas com deficiência e a sua plena participação na vida da Igreja. O caminho sinodal revelou-se um momento particularmente propício para responder ao pedido fundamental que os fiéis com deficiência fazem à vida da Igreja: a sua plena inclusão na vida do povo de Deus.