Regionais

Preparação matrimonial personalizada foi tema de seminário em Ilhéus (BA)

por Pastoral Familiar, 5 de junho de 2023, 1 Comentários(s)

A cidade de Ilhéus, na Bahia, foi o cenário de um evento transformador: o Catecumenato Matrimonial, realizado em conjunto pela Comissão Pastoral Familiar diocesana local e a coordenação do Regional Nordeste 3, que compreende as dioceses da Bahia e Sergipe. Durante três dias, sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos reuniram-se com entusiasmo e animação para aprofundar o conhecimento e discutir a importância da preparação matrimonial no modelo de catecumenato personalizado.

Um dos destaques do encontro foi a presença do padre Crispim Guimarães, assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Padre Crispim ministrou palestras sobre uma a preparação para a vocação ao matrimônio, de acordo com o Itinerário Vivencial de acompanhamento Personalizado para o Sacramento do Matrimônio, sobre a importância do diálogo, a vivência dos sacramentos e a vida em família, proporcionando uma visão abrangente e profunda sobre a temática matrimonial.

A Santa Missa de encerramento, um momento de profunda espiritualidade e celebração, foi realizada na Catedral de São Sebastião. Presidida pelo padre Crispim Guimarães e concelebrada pelos padres Gabriel, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar da Diocese de Salvador, e padre Edson, pároco da Catedral, juntamente com o diácono Marcos, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar da Diocese de Ilhéus, a celebração reforçou o compromisso dos participantes em colocar em prática os ensinamentos recebidos ao longo do encontro.

De acordo com os coordenadores regionais, o encontro sobre o Catecumenato Matrimonial foi uma experiência enriquecedora e demonstrou a importância do trabalho conjunto em prol da promoção e defesa da vida matrimonial. “Esperamos que esse encontro motive ainda mais a reflexão para uma preparação adequada e profunda para o sacramento do matrimônio, sendo uma verdadeira catequese nesse tempo de discernimento para a vocação matrimonial”, disse o casal coordenador regional, Júlio e Kátia.

Texto: Júlio e Kátia - Casal Coordenador da Pastoral Familiar no Regional NE3
Edição: André Luiz Gomes

Comentários

  1. Luis Ocimar Barbosa disse:

    Um verdadeiro poço de jacó, no qual jorrou uma imensidão de conhecimento no que se refere ao catecumenato matrimonial, o que além de esclarecer dúvidas dos agentes da pastoral familiar, aperfeiçoou os conhecimentos que já possuíam.
    Que as pastorais de nosso Regional, saibam aproveitar essa dádiva divina.

Os comentários estão fechados.