Vida

Sínodo: Vaticano publica primeiro vídeo sobre a participação de pessoas com deficiência

por Pastoral Familiar, 8 de dezembro de 2022, 0 Comentários(s)

O Dicastério para os Leigos, Família e Vida e Secretaria Geral do Sínodo publicaram o primeiro vídeo da série #TheChurchIsOurHome (A Igreja é Nossa Casa), que a aborda a participação das pessoas com deficiência na vida da Igreja, especialmente no Sínodo sobre a Sinodalidade, iniciado em 2021.

O vídeo traz a experiência de cinco pessoas com deficiência: Enrique Alarcón García, presidente da Frater Espanha; Luz Elena Beacamonte Zamora, da DCYIA; Giulia Cirillo, da Comunidade de Sant’Egidio; Claire-Marie Rougier, leiga consagrada francesa; e Pe. Justin Glyn. Eles comentam sobre a falta de acesso aos sacramentos, sobre o que ocorreu durante a pandemia, sobre o costume de criar grupos separados. Além disso, os protagonistas explicam a necessidade de seguir um caminho diferente e construir comunidades mais acolhedoras.

Saiba mais

Em maio deste ano, o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida convidou alguns fiéis para participarem ativamente no caminho sinodal, trazendo a sua contribuição por meio de um diálogo aberto com a Santa Sé. Vindo dos cinco continentes, representaram conferências episcopais e associações internacionais que, em muitos casos, já haviam participado das consultas sinodais em nível diocesano.

A iniciativa nasceu no contexto da reflexão que o Dicastério iniciou há cerca de dois anos sobre a inclusão das pessoas com deficiência e a sua plena participação na vida da Igreja. O caminho sinodal revelou-se um momento particularmente propício para responder ao pedido fundamental que os fiéis com deficiência fazem à vida da Igreja: a sua plena inclusão na vida do povo de Deus.