Família

Programa quer incentivar participação de famílias em escolas

por Pastoral Familiar, 23 de setembro de 2021, 0 Comentários(s)

Com o objetivo de estimular a participação ativa da família na escola e melhorar o rendimento dos alunos, o Ministério da Educação (MEC) lançou o Programa Educação e Família. A previsão é de que ainda neste ano a ação esteja em 5.755 escolas da educação básica, que deverão criar e colocar em prática estratégias para ampliar e qualificar o engajamento das famílias. Para 2022, a expectativa é contemplar mais 17 mil escolas.

A iniciativa se concentrará em quatro ações estratégicas: repasse de recursos financeiros por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para as unidades educacionais selecionadas; formação continuada, ofertadas principalmente em ambiente virtual, para professores, pais e alunos; fortalecimento e ampliação do conselho escolar, com destaque para maior participação da família no colegiado; e, a disseminação do uso do aplicativo Clique Escola, que permite acesso de qualquer cidadão a informações financeiras e de programas das escolas.

Simpósio

O tema sobre a família e a educação foi abordado, em 2020, no 10º Simpósio Nacional da Família. Na ocasião, foi aprofundada a visão da Igreja de que a família é lugar por excelência da educação. “A escola, obviamente, completa aquilo que tem início e é aprofundado em casa. Mas é a família, de maneira muito especial, que dá as bases para que o ser humano se constitua. E aí, portanto, a família vai educar para valores autotranscendentes, valores éticos, valores de respeito e de justiça que suscitem a própria doutrina católica cristã se tem em casa”, disse o assessor da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, padre Crispim Guimarães.

Pacto Global

Em outubro de 2020, O Papa Francisco, por meio do Pacto Educativo Global, fez um chamado para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária como modo de transformar a sociedade. A iniciativa é um chamado à aliança entre escola, família e sociedade com suas melhores energias para colocar no centro o desenvolvimento integral da pessoa e a proteção da Casa Comum.