Igreja

Programação do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma, é apresentado pelo Vaticano

por Pastoral Familiar, 1 de junho de 2022, 0 Comentários(s)

O Dicastério para os Leigos, Família e Vida apresentou a programação para o X Encontro Mundial das Famílias que será realizado em Roma, entre os dias 22 e 26 de junho. Será um evento multicêntrico e difundido, que será realizado em todo o mundo ao mesmo tempo.

A abertura será realizada em Roma, no dia 22, na Sala Paulo VI, com um festival na presença do Papa Francisco. Depois de três dias de congresso pastoral, também na Sala Paulo VI, no sábado à tarde haverá uma missa na Praça de São Pedro. Está previsto muito espaço para testemunhos e encontros nas paróquias. Cerca de dois mil delegados de diversos países, com representantes também da Ucrânia, participarão do encontro.

Ao contrário das edições anteriores, destacou a subsecretária do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, Gabriella Gambino, o congresso não terá palestras estruturadas academicamente com conteúdo teológico-doutrinal, mas será um momento de encontro, escuta e discussão entre os agentes da pastoral familiar e matrimonial.

Formado por cinco conferências principais com cerca de trinta discursos e sessenta oradores, os painéis se concentrarão em alguns temas dominantes: a co-responsabilidade dos cônjuges e sacerdotes na pastoral das Igrejas particulares; algumas dificuldades concretas das famílias nas sociedades atuais; a preparação dos casais para a vida matrimonial; algumas situações de “periferia existencial” dentro das famílias; a preparação dos formadores em uma pastoral familiar cheia de desafios e questões difíceis. Também será um horizonte de referência a Igreja doméstica e a sinodalidade, com foco na relação entre jovens e idosos. Não será esquecido o âmbito do amor familiar nas provações, como o da traição, do perdão, e do abandono conjugal.

Além disso serão abordados temas como o acompanhamento da paternidade e maternidade, adoção e cuidado das crianças como escolhas cristãs e saber acolher a vida em qualquer situação. A missão da família cristã será mais um campo de compreensão recíproca, assim como as repercussões da era digital na dinâmica familiar. Serão discutidos temas como migrantes, vícios, violências e educação sexual. Assim como o acompanhamento espiritual para os novos casais e nos casos em que um dos cônjuges não é crente. A bússola recorrente que guiará todo o compartilhamento será a educação para o discernimento.

Programação completa do X Encontro Mundial das Famílias

Programação do X Encontro Mundial das Famílias

Programação do X Encontro Mundial das Famílias
Programação do X Encontro Mundial das Famílias

Fundo de solidariedade para a participação de áreas desfavorecidas

Foram convidados cerca de dois mil delegados de 120 países, escolhidos pelas Conferências Episcopais, pelos Sínodos das Igrejas Orientais e pelas realidades eclesiais internacionais que trabalham de maneira significativa no âmbito da pastoral familiar. Graças a um fundo de solidariedade ativado pelo Dicastério, explicou o oficial Leonardo Nepi, as Igrejas de muitas áreas da África, Ásia, América Latina e Europa Central também estarão adequadamente representadas, incluindo a Ucrânia (ambas com delegados do Sínodo da Igreja Greco-católica Ucraniana e com delegados da Conferência Episcopal de Rito Latino).

*Com informações do Vatican News