Igreja

Quatro propostas para fazer em família durante Ano Vocacional

por Pastoral Familiar, 7 de dezembro de 2022, 0 Comentários(s)

A Comissão Nacional da Pastoral Familiar elaborou quatro propostas para orientar as famílias a realizarem durante o 3° Ano Vocacional. A ação iniciada no último dia 20 de novembro é realizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, por meio da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada.

O casal coordenador Nacional, Alisson e Solange Schila, reforçam a importância da participação da Pastoral Familiar na iniciativa. “Nós, enquanto Pastoral Familiar, não podemos perder essa chance de encantar as crianças, adolescentes, as famílias com o evangelho, com a alegria para despertar as vocações”, afirmou Solange.  “Por isso, esta é uma oportunidade muito importante para a Pastoral Familiar. Somos, como família, essa sementeira de vocação”, completou Alisson.

  1. Rezar todos os dias

É importante rezar todos os dias pelas vocações no mundo inteiro. Como gesto pessoal, sugere-se que os fiéis rezem ao menos uma Ave Maria por dia nessa intenção.

  1. Rezar uma vez por semana a oração vocacional em família

Reunidos em família, os integrantes da Pastoral Familiar são convidados a rezar a oração do 3° Ano Vocacional.

Oração do Ano Vocacional

Senhor Jesus, 

enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo,

que fazeis os corações arderem e os

pés se colocarem a caminho,

ajudai-nos a discernir a graça do vosso

chamado e a urgência da missão. 

Continuai a encantar famílias, crianças,

adolescentes, jovens e adultos,

para que sejam capazes de sonhar e se entregar,

com generosidade e vigor,

a serviço do Reino,

em vossa Igreja e no mundo.

Despertai as novas gerações para a

vocação aos Ministérios Leigos,

ao Matrimônio, à Vida Consagrada

e aos Ministérios Ordenados.

Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária,

ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação

e a responder com alegria.

Amém!

  1. Nas missas, motivar a oração vocacional

A participação da comunidade é fundamental para a celebração do 3° Ano Vocacional. Por isso, sugere-se, em comunhão com o pároco, incluir nas missas a oração oficial.

  1. Articulação com o Serviço de Animação Vocacional 

É importante que as coordenações locais entrem em contato com o Serviço de Animação Vocacional da diocese para verificar como a Pastoral Familiar pode ajudar na promoção deste ano.

Ano Vocacional 

O terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil será celebrado entre os dias 20 de novembro de 2022 e 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. Inspirado no Documento Final do Sínodo dos Bispos sobre “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional” o tema do Ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema é “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33).