Família

“O caminho para ser feliz é a família”, afirma Pierpaolo Donati

por Pastoral Familiar, 1 de junho de 2012, 0 Comentários(s)

Pierpaolo Donati - "O caminho para ser feliz é a família"Dentro da programação do Congresso Teológico-Pastoral do VII Encontro Mundial das Famílias, em Milão, na Itália, os participantes ouviram uma afirmação contundente. “O caminho para ser feliz é a família”. A frase foi proferida por Pierpaolo Donati (foto), sociologo bolonhes que há anos realiza estudos a partir da teoria que ele mesmo construiu sobre a Familia como natural e constitutiva do ser humano.

Acompanharam a palestra o presidente do Pontifício Conselho para a Família, Cardeal Ennio Antonelli, e os representantes da Comissão Episcopal para a Vida e Familia da CNBB. Entre eles, o presidente da Comissão, dom João Carlos Petrini, dom Joaquim Justino Carreira, os assessores e o casal coordenadores nacionais da Pastoral da Família.

De acordo com o padre Wladimir Porreca, assessor da Comissão, Donati afirmou na palestra que suas pesquisas sociologicas mostraram que uma das maneiras da família ser feliz está no número de filhos. “Ele disse que quantos mais filhos a familia tem, será maior a felicidade e a realização dos membros da família na dinâmica familiar em meio aos problemas comuns”, relatou.

A teoria de Donati é, segundo o assessor, um dos fundamentos na qual a Comissão para a Vida e Familia procura desenvolver suas ações evangelizadoras. “Dom Petrini, em sua produção acadêmica e pastoral, sempre parte do ser humano como pessoa de relação com um outro. Creio que para a nossa Comissão foi de grande motivação escutar e acompanhar esta palestra. Ele inclusive citou, por diversas vezes, o trabalho realizado no Brasil”, relatou padre Wladimir.