Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.

Aqui estão reunidos os esforços, reflexões e principais atividades da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e da Comissão de Bioética da CNBB. O Portal Vida e Família também visa articular e promover as famílias e a defesa da vida – desde a concepção, em todas as suas etapas, até à morte natural – em conjunto com os Organismos, Movimentos, Serviços, Associações e Institutos Familiares leigos que se dedicam à defesa e à promoção humana e social da vida e da família.

O Portal Vida e Família é espaço que visa favorecer a formação, por meio de artigos, mídias e itinerários formativos em plataformas virtuais.


 

Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família

A Comissão Episcopal Pastoral Para a Vida e a Família tem como atribuição o serviço e a promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida. A atribuição se concretiza em projetos e encaminhamentos específicos.

Composição
Dom Bruno Elizeu Versari – PresidenteMembros:
Dom Moacir Silva Arantes
Dom Reginei José Modolo

Assessor:
Pe. Rodolfo Chagas Pinho
vidafamilia@cnbb.org.br


 

Comissão de Bioética

A Comissão de Bioética da CNBB tem como objetivo pesquisar, promover e propagar a cultura da vida desde a concepção até o seu fim natural. Foi criada para propor uma visão de conjunto e de diálogo entre ciência e fé.

É a instância que deve responder às demandas que a reflexão bioética vem apresentando na atualidade, sempre em plena sintonia com a Tradição e o Magistério da Igreja. Foi constituída como um espaço permanente de estudo sobre os problemas referentes à promoção e defesa dos valores da vida humana e da dignidade da pessoa, com a participação de membros da Igreja, organizações da saúde e pesquisadores das ciências biomédicas em cinco eixos (Família; Início da vida; Final da vida; Políticas Públicas e Teologia Moral).

Composição

Presidente: Dom Reginei Modolo

Assessor: Padre Tiago Gurgel Vale


 

Pastoral Familiar

A Pastoral Familiar é um serviço da Igreja, de apoio à família, a partir da realidade em que se encontra, para que possa existir e viver dignamente, estabelecer relacionamentos e formar as novas gerações conforme o plano de Deus. Sua área mais específica trata dos relacionamentos fundados em valores evangélicos. Relacionamento da pessoa com Deus, consigo e com o próximo.

A Pastoral Familiar tem responsabilidade de ser uma pastoral orgânica, no conjunto de pastorais da Igreja – Corpo de Cristo. Abrange a família em todos os aspectos e todos os seus membros, em suas condições específicas. Também os movimentos e serviços familiares existentes nas dioceses ou nas paróquias devem fazer parte da pastoral familiar e servir de acordo com seus carismas específicos.

Comissão Nacional da Pastoral Familiar

Bispo referencial
Bruno Elizeu Versari

Assessor Eclesiástico Nacional
Pe. Rodolfo Chagas Pinho
vidafamilia@cnbb.org.br

Coordenação Nacional:
Alisson Schila e Solange Gregory Schila

Vice-coordenação Nacional
Milton e Lourdes Moraes

Diretoria Administrativa
 

Assessoria Pedagógica Nacional

 

SETOR PRÉ-MATRIMONIAL

Coordenação
Diácono Paulo Sérgio de Lima e Carmem Romagna de Lima

Assessoria
Padre Anatoli Konstantin Gradiski, Diocese de Assis (SP)

 

SETOR PÓS-MATRIMONIAL

Coordenação
Sílvio Gonçalves de Almeida (Binho) e Sônia Gonçalves de Almeida Rabelo

Assessoria
Padre Wesley Clay Alves, Diocese de Campanha (MG)

 

SETOR CASOS ESPECIAIS

Coordenação
Sávio Bittencourt Soares Silva e Bárbara Toledo e Silva

Assessoria interina
Padre Crispim Guimarães, Diocese de Dourados (MS)

 

INAPAF

Coordenação
Jose Clidenor da Silva França e Edite Mororó França

Assessoria
Padre Elvis Feliciano da Silva