Família

Regional Nordeste 5 partilha ações desenvolvidas em 2019

por Pastoral Familiar, 4 de novembro de 2019, 0 Comentários(s)

A Pastoral Familiar no regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou diversas atividades durante a Semana Nacional da Vida e também envolveu famílias e comunidades na mobilização da Semana Nacional da Vida. As informações foram enviadas à Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) para favorecer o registro das realizações em todo o Brasil.

A Semana Nacional da Família foi realizada em todas as dioceses do regional, “com amplas atividades envolvendo não apenas o agente da Pastoral, mas toda e Igreja e Sociedade”, explica o casal Joimar e Lourdinha Franco, que coordena a Pastoral Familiar no Maranhão.

Uma atividade comum em todas as dioceses foi a abertura, que contou com caminhadas, romarias, carreatas e a celebração da Santa Missa. O casal conta que grande número de sacerdotes esteve envolvido, diretamente, nas atividades.

Em algumas dioceses, os agentes e suas famílias estiveram em programas de rádio e televisão para divulgar a Semana Nacional da Família. Visitas, palestras, coleta de donativos, audiência pública, retiro espiritual também foram realizados.

Fórum teve participação do casal coordenador nacional

Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, a arquidiocese de São Luís do Maranhão (MA) acolheu o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Khátia Stolf para o 1º Fórum da Família, com o tema “A Família Como Vai?”.

Semana da Vida

Joimar e Lourdinha Franco ressaltaram o avanço do regional nos trabalhos voltados para a defesa da vida. Mesmo sem “muita ênfase”, foi possível perceber que “houve um despertar, e esperamos que, se Deus quiser, no próximo ano vamos estar mais conscientes da importância de se trabalhar a Semana Nacional em Defesa da Vida”.

Mas o regional não ficou parado. Foram marcantes durante a Semana Nacional da Vida as missas de abertura, alguns encontros diocesanos, caminhadas, exibição de vídeos, momentos de espiritualidade, encontros de reflexão nas comunidades e bênção das gestantes.

O regional também se envolveu na mobilização incentivada a partir dos sinais da alegria e da esperança. Foram registrados, desde o badalar dos sinos e o acender das velas, as caminhadas e os encontros de reflexão e oração nas praças, igrejas e casas.

Retorno

A contribuição do regional Nordeste 5 é um retorno à solicitação da Comissão Nacional da Pastoral Familiar, que pediu o envio de relatos das atividades realizadas durante o ano, na Semana da Família, Semana da Vida, Dia do Nascituro e as ações práticas realizadas nessas datas.

A ideia, de acordo com carta enviada aos regionais, é catalogar as atividades realizadas para “oferecer às gerações futuras um olhar do que as Famílias realizaram, e para nós, no momento presente, será importante para avaliar e planejar novos momentos em vista do bem das famílias brasileiras”. Na solicitação, o secretário executivo nacional da Pastoral Familiar e o casal coordenador nacional pedem informações sobre a utilização dos subsídios e ainda buscam contribuições para as ações que podem ser desenvolvidas pela Pastoral Familiar nos próximos anos a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) 2019-2023.