Família

Representantes dos bispos da Europa refletirão sobre secularização

por Pastoral Familiar, 26 de junho de 2008, 0 Comentários(s)

 
A bioética, o ensino da religião e a presença do Islã, entre os temas tratados
 
COVADONGA, quarta-feira, 25 de junho de 2008 (ZENIT.org).- A 36ª Assembléia de Secretários-Gerais das Conferências Episcopais da Europa se reunirá a partir de amanhã até o próximo dia 30 de junho no Santuário de Covadonga (Espanha) para falar sobre a situação religiosa européia, segundo informa a Conferência Episcopal Espanhola.

Esta reunião anual, organizada pelo Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE), tratará sobre a situação religiosa em diversos países europeus e posteriormente se debaterá acerca do papel da Igreja diante dela.
O título da Assembléia é «A situação religiosa na Europa: entre a secularização e a pergunta sobre o sentido e a espiritualidade».

Concretamente, falar-se-á sobre os novos desafios da bioética, em especial sobre a legalização da eutanásia e a pesquisa com células-tronco embrionárias. Também se falará sobre o ensino da Religião, tema sobre o qual as Conferências Episcopais realizaram uma pesquisa para analisar a situação da matéria nos diferentes países.

Também se tratará sobre a presença do Islã na Europa e se apresentará a conferência cristão-muçulmana que acontecerá no próximo mês de outubro em Malines (Bélgica), e que é organizada pela CCEE e pela Conferência da Igreja Européia (KEK).

Outro dos temas relevantes será a questão do ecumenismo, com relação ao qual se refletirá sobre a Terceira Assembléia Ecumênica Européia, assim como sobre o primeiro Fórum Católico-Ortodoxo, que se reunirá em Trento (Itália) no mês de dezembro com o título «A família como bem para a humanidade».

Tratarão também de temas internos eclesiais, como o diaconato permanente, a JMJ de Sydney, a abertura do Ano Paulino e a XII Plenária ordinária do Sínodo dos Bispos que se celebrará no mês de outubro.

No encontro participarão representantes das Conferências Episcopais da Espanha, como anfitriã, a Albânia, Belarus, Bósnia-Herzegovina, Bulgária, República Checa, Croácia, França, Alemanha, Inglaterra e Gales, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Escandinávia, São Cirilo e São Metódio, Escócia, Eslováquia, Eslovênia, Suíça, Turquia, Hungria, Ucrânia (bizantinos) e Ucrânia (latinos).

O arcebispo de Oviedo, Dom Carlos Osoro, convidará os membros da Assembléia a participar em alguns atos relacionados com o Jubileu da Santa Cruz de Liébana, que acontece atualmente na diocese.

 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.