Regionais

Nordeste 3 realiza retiro espiritual em Camaçari (BA)

por Pastoral Familiar, 2 de maio de 2022, 0 Comentários(s)

O Regional Nordeste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne as dioceses de Bahia e Sergipe, promoveu, entre os dias 22 e 24 de abril, um retiro espiritual. O tema do encontro foi “A alegria que se renova e se comunica” e contou com a presença do bispo de Itabuna (BA) e referencial da Pastoral Familiar para o Regional, dom Carlos Alberto. O bispo da Camaçari (BA), dom Dirceu Medeiros, e o assessor eclesiástico da Pastoral Familiar do regional, Pe. Edson Bahia, também estiveram presentes.

A abertura do evento foi realizada por dom Carlos, que em sua fala sobre a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, chamou a atenção para dar exemplo da alegria do Evangelho com a própria vida. Ele exortou a todos a viver como na música, cantando e vivendo bem-dispostos EIS-ME AQUI SENHOR! “O evangelizador não pode andar sempre de cara fechada, apesar das tribulações, devemos sempre andar e viver com alegria”, disse.

Por sua vez, Padre Edson saudou a Comissão Vida e Família do regional, reunida presencialmente após dois anos. Em sua pregação, ele falou, entre outros temas, sobre a função principal da Pastoral Familiar: “Levar as pessoas ao seu encontro pessoal com Deus, anunciar o querigma”.

Já dom Dirceu fez uma reflexão sobre a fidelidade a Cristo, a Igreja e a Missão da Pastoral Familiar. “O fundamento teológico para a família é a Trindade Santa, nosso Deus, uma comunidade de amor”, apontou. Ele também lembrou sobre a necessidade de alimentar a espiritualidade revisitando o Evangelho com uma pergunta chave em mente: o que Jesus faria no meu lugar? “Observemos com mais atenção a pedagogia de Jesus. Por fim, nos pediu fé nas tribulações pois “Deus nos prova e nos aprova”.

Durante o encontro, o casal coordenador Elielson e Marizelma foi reconduzido para mais um mandato à frente da Pastoral Familiar, assim como dom Carlos Alberto e o Padre Edson Bahia. Na missa de encerramento, os agentes da pastoral receberam a benção de envio.

Foto: Divulgação
Foto: DIvulgação
Texto: Por Júlio e Kátia
Agentes de Comunicação do Regional Nordeste 3
Coordenação Diocesana Pastoral Familiar em Itabuna (BA)
Revisão: André Luiz Gomes