Igreja

Retrospectiva 2022 da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família

por Pastoral Familiar, 22 de dezembro de 2022, 0 Comentários(s)

Várias ações foram realizadas pelas Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) durante este ano. Com o olhar voltado para as atividades da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, destacam-se entre as diversas realizações a conclusão do Ano Família Amoris Laetitia, o X Encontro Mundial das Famílias e a celebração do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar.

Ano Família Amoris Laetitia

Convocado pelo Papa Francisco e aberto em 19 de março de 2021, para celebrar os cinco anos da exortação apostólica sobre a alegria do amor na família, o Ano Família Amoris Laetitia foi concluído em junho deste ano, com a celebração do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma.

A iniciativa celebrada também no Brasil, com propostas pastorais elaboradas pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, buscou reavivar a memória dos bispos, padres, leigos e das famílias sobre a importância da instituição familiar, recordando os temas abordados nos sínodos sobre a família e concretizados na exortação do Papa.

Segundo o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, o objetivo foi “oferecer à Igreja oportunidades de reflexão e estudo para viver concretamente a riqueza da exortação apostólica Amoris Laetitia”.

Vocação e caminho de santidade

O tema escolhido pela Santa Sé para o X Encontro Mundial das Famílias “Amor em família: vocação e caminho de santidade” animou as ações pastorais da Comissão para a Vida e a Família da CNBB neste ano. A Semana Nacional da Família e o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, ambos realizados em agosto, refletiram sobre esse tema, em comunhão com a Santa Sé.

Em Roma, no mês de junho, uma delegação brasileira participou do encontro, que teve a participação e a orientação do Papa Francisco nos principais momentos.

Na ocasião, a Comissão Vida e Família da CNBB recebeu uma relíquia dos patronos do Encontro Mundial das Famílias. E o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB, dom Ricardo Hoepers, classificou o X Encontro Mundial das Famílias como momento oportuno para fortalecer a Pastoral Familiar no Brasil.

No envio das famílias, ao final do encontro mundial, o Papa Francisco convidou a tornarem-se “missionários nos caminhos do mundo”.

Com o tema que animou o X Encontro Mundial das Famílias, foi realizado o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, na cidade de Governador Celso Ramos, na arquidiocese de Florianópolis (SC). Palestras, testemunhos, momentos de espiritualidade e convivência e apresentações culturais marcaram o evento, que reuniu cerca de 1400 pessoas entre agentes de pastoral e de movimentos, padres, religiosos e religiosas e bispos de várias partes do país.

Fabiola Goulart (15)
Foto: Fabiola Goulart/arquidiocese de Florianópolis

Confira outras atividades da Comissão para a Vida e a Família da CNBB em 2022:

Fevereiro

Bispos da Comissão para a Vida e a Família realizam reunião e participam do encontro com os movimentos eclesiais.

Maio

Em Roma, dom Ricardo Hoepers apresenta trabalho da Comissão Vida e Família da CNBB

Comissão para a Vida e a Família promove simpósio sobre a vocação e a formação dos cristãos leigos e leigas. Evento realizado de forma virtual, no mês de maio, e em parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.

Julho

Celebração do II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, numa parceria da Pastoral Familiar e da Pastoral da Pessoa Idosa. Com a iniciativa, a Igreja quer destacar o quanto os idosos são um valor para a sociedade e a comunidade eclesial.

Agosto

Semana Nacional da Família completou 30 anos e foi preparado um vídeo-memória da história.

Bispos e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família coordenaram a assembleia eletiva da Pastoral Familiar.

Setembro

Dom Ricardo Hoepers e dom Joel Amado abençõam reforma na sede da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF)

Outubro

A Semana Nacional da Vida com celebrações e gestos públicos

Dezembro

Concurso de Boas Práticas em Família premiou iniciativas no âmbito das mídias digitais

A Campanha de Advento “Minha Família acolhe o Menino Jesus” chega à terceira edição com partilhas dos regionais sobre a montagem do presépio nas casas.

Dom Ricardo Hoepers escreveu artigo sobre o Estatuto do Nascituro: “é justo, bom e necessário”, defende.

*Com CNBB