Família

Reunião de formação em SC favorece reflexão sobre CF 2020 e bioética

por Pastoral Familiar, 10 de março de 2020, 0 Comentários(s)

A Pastoral Familiar do Regional Sul 4 realizou reunião e formação entre os dias 6 e 8 de março, na cidade Canoinhas (SC), na diocese de Caçador (SC). Na ocasião, os agentes puderam estudar e aprofundar temáticas importantes para o trabalho desenvolvidos nas dioceses de Santa Catarina. Desta vez, houve reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2020, aprofundamento sobre bioética e as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019-2023).

Na abertura do encontro, a reflexão sobre o tema da Campanha da Fraternidade de 2020 foi favorecida por meio da meditação da Via Sacra.

Na busca da comunhão e participação dos diversos agentes da Pastoral Familiar da Igreja em Santa Catarina, foram estudadas as novas DGAE. “Construímos um documento com ações práticas de nossa atuação pastoral como famílias missionárias”, partilhou o casal coordenador regional, Cleuton e Simone Gomes.

Bioética

No âmbito da formação, o encontro refletiu sobre o tema “Questões de Bioética: o valor, a beleza e a dignidade da vida humana”. “O amor sempre dá vida (AL n.165). A família é o âmbito não só da geração, mas também do acolhimento da vida que chega como presente de Deus (…)(AL n.166). Em atenção à Palavra de Jesus e ao ensinamento da Igreja, especialmente sua Doutrina Social, que iluminam os critérios éticos e morais, nossas comunidades devem ser defensoras da vida desde a fecundação até o seu fim natural. (…)(DGAE SC n.168)”, recordam Cleuton e Simone.

Assessorou a formação o  padre Valmir Pasa, membro do clero da diocese de Caçador, pós-graduado em Bioética e Pastoral da Saúde, mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, de São Paulo.

Congresso

A coordenação regional, juntamente com os diocesanos, também tiveram um momento para refletir a caminhada da Pastoral Familiar em Santa Catarina, dando uma atenção especial à organização do XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar que acontecerá de 4 a 6 de março deste ano, em Florianópolis (SC), com o tema “Amor Familiar: vocação e caminho de santidade” e o lema: “Se eu não tenho amor, eu nada sou (I Cor 13,2)”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.