Regionais

Semana Nacional da Família: tempo de cuidar, dialogar, perdoar e servir ao Senhor

por Pastoral Familiar, 21 de dezembro de 2020, 0 Comentários(s)

A Semana da Família integra o Mês Vocacional de agosto. Neste ano, o tema da Semana é “Eu e minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24, 15). A proposta da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem o objetivo de mobilizar a Igreja por meio dos grupos, pastorais e movimentos a promover momentos de oração, formação e reflexão.

No Regional Centro-Oeste da CNBB, a proposta que partiu da Pastoral Familiar se estende às 12 dioceses a realizar a partir de suas realidades, diversas atividades ao longo desta Semana da Família, que começou no dia 9 e se encerrará no dia 15 de agosto. Em reunião on-line realizada no dia 23 de julho, foram feitas algumas sugestões: programas de rádio, vídeos motivacionais, lives, concursos de redação e desenho, vídeos de testemunho sobre os encontros Hora da Família, encontros virtuais, entre outros.

O bispo auxiliar de Goiânia e referencial da Pastoral Familiar Regional, Dom Moacir Silva Arantes, pediu que as iniciativas sejam divulgadas para que mais pessoas possam participar. Ele também falou, na reunião, da importância de despertar a solidariedade durante Semana Nacional da Família, em especial neste ano em que muitas pessoas passam por necessidades econômicas e dificuldades sociais.

Roberto e Darciene, casal coordenador da Pastoral Familiar Regional, lembrou que a Semana Nacional da Família é um momento muito importante para a nossa Igreja. Celebrá-la no mês de agosto, em que rezamos por todas as vocações, é uma oportunidade especial para fortalecer o encontro pessoal com Cristo, para fortalecer o vínculo familiar e agir na comunidade próxima a nós.

O subsídio Hora da Família, edição especial, provoca com o tema: “Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor.” (Josué 24,15). Trata-se de um convite a viver a vontade (chamado) do Senhor na vida, na família e nos lares. Desta forma, o objetivo é promover a unidade entre a Palavra de Deus, a Igreja e a vida familiar, revitalizando a alegria e confiança no Senhor.

“Este ano de 2020, em que tantas famílias se encontram fragilizadas por tantas perdas, sejam elas de entes queridos, de empregos, de instabilidade financeira e emocional, nós enquanto agentes da Pastoral Familiar e cristão, somos convocados a Servir, a começar em nossa casa, com nossos familiares e vizinhos. Que o Ficar em Casa nesta Semana Nacional da Família seja o momento oportuno para cuidar, dialogar, perdoar e servir ao Senhor por meio da oração e da prática do amor e da caridade”, concluiu o casal coordenador.