Simpósio Nacional discutirá sobre a família e a formação dos leigos
por Pastoral Familiar, 12 de maio de 2022, 10 Comentários(s)
A Família, a vocação e a formação do laicato é o tema do 12º Simpósio Nacional das Famílias, que ocorre durante todo o dia 28 de maio. Neste ano, o evento promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), continuará a ser realizado em formato on-line. A iniciativa conta com a parceira da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, que possui muitas formações pertinentes à inserção dos cristãos leigos na sociedade. O lema do encontro será “Vós sois o sal da Terra (…) e Luz do Mundo” (Mt 13-14).
O Simpósio Nacional das Famílias contará com palestras, mesa-redonda, testemunhos, momentos de oração, apresentações musicais e um momento de interação com os participantes.
Na Exortação Apostólica sobre a “Alegria do Evangelho” (Evangelii Gaudium), o Papa Francisco destaca a importância da participação dos leigos e da sua missão na Igreja. “A imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos. A seu serviço está uma minoria: os ministros ordenados. Cresceu a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja. Embora não suficiente, pode-se contar com um numeroso laicato, dotado de um arreigado sentido de comunidade e uma grande fidelidade ao compromisso da caridade, da catequese, da celebração da fé” (Evangelii Gaudium, 102).
É o que diz o documento 105 da CNBB, que fala sobre os cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade. “As cristãs leigas e os cristãos leigos, mulheres e homens em todas as fases da vida, constituem uma parte importantíssima da Igreja e possuem rostos próprios: “Como São Paulo, nós também queremos reconhecer os diferentes rostos dos cristãos leigos e leigas, irmãos e corresponsáveis na evangelização” (CNBB, DOC. 105, n.51).

Agenda
O Simpósio terá início às 8h, com a participação do bispo-auxiliar do Rio de Janeiro e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Joel Amado. Na sequência, será a vez de dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Vida e Família dar boas-vindas aos participantes.
A primeira palestra (9h15), que abordará o tema e o lema do encontro, será conduzida pelo assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Laudelino Augusto. Sobre a Igreja Doméstica e Comunidade, base de Comunhão Eclesial (10h40), será a vez do casal Célia Soares e José Luiz, da Diocese de Guarulhos (SP), abordarem a temática. Eles fazem parte do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).
Às 14h, após o retorno para o almoço, a família de Daniel Seidel e Jussara, abordará sobre a família aberta à missão na sociedade: testemunho de valores. Às 14h50, dom Ricardo vai coordenar uma mesa-redonda que terá como foco a questão: “como você vive a sua vocação?”. Durante todo o encontro serão apresentados testemunhos de como viver a vocação em meio ao mundo.
Para o encerramento do encontro (16h45), está prevista a celebração da Santa Missa.
A família é a base da sociedade. Precusamos investir mais e mais na formação e defesa da família. Parabenizo vocès por este importante evento
Vamos viver a sinodalidade dando voz e vez ao laicato.
Trabalhei 40 anos em Paróquia, sempre valorizei a presença e participação dos leigos nos conselhos paroquiais e nas pastorais sociais, como PO, Cebs, PJ, Movimentos Populares, Sindicalismo etc.
Desejo êxito e rezo pelo sucesso deste Simpósio. Fraterno abraço.
Pe. Sebastião Jorge Corrêa. Diocese de Leopoldina, MG.
Que benção! Com certeza estaremos mobilizando toda a Pastoral Familiar do Setor Paraíso da Arquidiocese de Pouso Alegre MG para participar desse evento de enorme valia. Parabéns! Abraço fraterno.
Como faço para participar. Não vi nenhum link de acesso
Olá, Sandra. Em breve divulgaremos o link da transmissão, ok?
O simpósio acontecerá pelo Youtube?
Sim, Angelita. Em breve, divulgaremos o link da transmissão, ok?
Bom dia, será muito gratificante esse momento de aprendizado
Somos integrantes do movimento das Equipes de Nossa Senhora na Província Leste I, Região Rio IV, Setor Rio das Ostras RJ e será de muito proveito a participação no evento.
Marinez Bruczenitski Silva e José Alves Silva Junior
Que maravilha vai ser esse encontro, ficarei no aguardo para participar
desse encontro virtual.
Certamente será mais uma oportunidade rica para nossas famílias e nossos agentes de pastoral fortalecerem a consciência da importância do laicato na vida e na missão da Igreja. Desde já estamos em oração pelo bom êxito do simpósio.
Assis Rodrigues e Juçara Mota
Comissão Diocesana da Pastoral Familiar de Nazaré PE