Igreja

“Somos todos Igreja”, disse D. Ricardo em encontro com movimentos eclesiais

por Pastoral Familiar, 25 de fevereiro de 2023, 1 Comentários(s)

Representantes de 16 movimentos eclesiais estiveram neste sábado (25), em Brasília, para discutir iniciativas que integrem as diversas ações evangelizadoras voltadas para a família em todo o país. Esta é a quarta edição do encontro promovido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).

Na abertura do encontro, o bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão, dom Ricardo Hoepers, ressaltou a necessidade de promover a comunhão entre as diversas realidades. “Estamos nos articulando para caminhar juntos. Todos na mesma barca. Para tentar aperfeiçoar o caminho, qualificar nossa equipe e trabalhar como Igreja”, destacou.

Dom Ricardo ainda recordou diversos momentos em que o tema da família ganhou destaque na Igreja, especialmente com os documentos Familiaris Consortio e a Exortação Apostólica Amoris Laetitia. “Devemos superar nossas diferenças internas e trabalhar em comunhão. Todo o material que temos elaborado em conjunto, isso tudo é nosso, da Igreja do Brasil, em prol da família, que está tão fragilizada nestes tempos”, avaliou. “A nossa intenção é que este encontro seja o primeiro sinal de comunhão. Somos todos Pastoral Familiar. Somos todos Igreja”, completou o bispo de Rio Grande.

Dom Bruno Versari, bispo de Campo Mourão (PR) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, reforçou que a evangelização depende de todos nós, como uma equipe. “Há tantos carismas bonitos. Estamos encantados com cada um. Temos que ter a capacidade de jogar juntos. Se estivermos dividos, mais fracos ficamos”, disse. “Isso forma a Pastoral Familiar. Formamos a Igreja e Jesus é o Senhor. É por ele que vale a pena e por ele que devemos jogar e formar um time coeso”, continuou.

Agradecimento

Por sua vez, o assessor Nacional da Pastoral Familiar, Pe. Crispim Guimarães, agradeceu a disponibilidade dos participantes para trabalhar em conjunto com toda a Igreja Católica no Brasil. “Temos a preocupação e a alegria de poder contar com a vossa presença para partilhar as vossas experiências de trabalho na evangelização das famílias. Começamos com sete movimentos, em 2020, e hoje estamos 16 realidades e serviços. É um grande dom para a Igreja Católica”, destacou.

Pe. Crispim também lembrou a participação de diversos movimentos e realidades na elaboração de materiais da Pastoral Familiar, como o Hora da Família, Itinerário para Recém-Casados, entre outros. “Já sentimos essa comunhão aqui nos livros, nos materiais que disponibilizamos às famílias de todo o país. Estamos todos juntos querendo ser Igreja. Sinto que estamos enriquecendo o Brasil com o nosso trabalho”, comentou.

Experiências

O casal coordenador Nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, tiveram a oportunidade de apresentar aos participantes uma proposta inicial de um Itinerário Familiar que contemple a evangelização nas famílias dos 2 aos 7 anos de idade, aproveitando as experiências já executadas nos movimentos. O próximo passo a partir deste encontro é reunir e selecionar as práticas, além de uma publicação e divulgação das ações junto aos serviços e pastorais. Por fim, está numa perspectiva futura promover formações diocesanas e paroquiais sobre o assunto.

Durante o encontro, o casal vice-coordenador, Milton e Lurdes, favoreceu um momento de partilha das experiências de evangelização e acompanhamento das famílias realizadas pelos movimentos.

Comentários

  1. Momento único, nossa igreja é rica em pastorais e movimentos, só falta se unir para o bem comum e descobrirá a força que tem. ” Eu sozinho sou forte, mas com vocês sou mais forte ainda”

Os comentários estão fechados.