Família

Tem início o 9º Encontro Mundial das Famílias em Dublin, Irlanda

por Pastoral Familiar, 21 de agosto de 2018, 0 Comentários(s)

Com presença de milhares de peregrinos, católicos do todo o mundo iniciou hoje, 21, uma jornada de oração, espiritualidade e convivência. O 9º Encontro Mundial das Famílias prosseguirá até o dia 26, em Dublin Irlanda.

A Abertura do 9º Encontro Mundial das Famílias ocorre simultaneamente nas vinte e seis dioceses da ilha da Irlanda.

Durante a abertura foi apresentado uma mensagem do Papa Francisco em formato de vídeo.

Em sua mensagem, o Santo padre oferece uma calorosa palavra de saudação ao povo irlandês e compartilha suas esperanças de que o encontro, seja uma fonte de encorajamento para as famílias. O texto completo da mensagem, em Português está disponível no final desta matéria.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar está representada no evento, pelo bispo de Osasco (SP) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, Dom João Bosco Barbosa, pelo padre Jorge Alves Filho, assessor da Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) e pelo casal Coordenador Nacional da Pastoral Familiar Luiz e Katia Stolf pertencentes a Arquidiocese de Joinville-SC.

Programação:

Em sua Carta para o Encontro Mundial das Famílias 2018, o Papa Francisco pediu que o evento e sua preparação dessem às famílias a oportunidade de aprofundar sua reflexão e compartilhar o conteúdo da Alegria do Amor ( Amoris Laetitia ).

A programação do Congresso Pastoral de três dias para o WMOF2018, de 22 a 24 de agosto, retoma este chamado.

O Congresso e oferecerá um programa diário de workshops, discussões, atividades interativas e de oração para indivíduos e famílias, incluindo um programa personalizado para crianças (de 4 a 12 anos) e jovens. (13 a 17 anos). O destaque de cada dia será a celebração da Eucaristia na arena principal. Atividades interativas e lúdicas para a família acontecerão durante todo o dia no local da Conferência, exceto durante a celebração da Missa.

Os principais temas tratados durante o Congresso Pastoral serão:

Quarta 22 de agosto, A Família e a Fé. Temas dos capítulos 1 a 3 de A alegria do amor

Quinta 23 de agosto, A Família e o Amor. Temas dos capítulos 4 a 6 de A alegria do amor

Sexta-feira, 24 de agosto, A Família e a Esperança. Temas dos capítulos 7 a 9 de A alegria do amor .

O Festival das Famílias será um dos destaques do WMOF2018. O evento que acontecerá no dia 25de agosto no estádio de futebol “Croke Park” é coreografado como uma celebração da vida familiar. Participam do festival, artistas nacionais e internacionais, centenas de músicos, dançarinos, coros, porta-bandeiras e grupos e artistas a comunidade.

A seleção de temas e artistas apresentados no evento reflete prioridades do ministério do Papa Francisco, incluindo os sem-teto e os que estão à margem; migrantes e refugiados; cuidar da nossa casa comum e da importância da família.

O Papa Francisco entregará um discurso às famílias no estádio e ouvirá cinco testemunhos de família, compartilhados por famílias da Irlanda, Canadá, Índia, Iraque e África.

A seleção de temas e artistas apresentados no evento reflete muitas das prioridades do ministério do Papa Francisco, incluindo os sem-teto e os que estão à margem; migrantes e refugiados; cuidar da nossa casa comum e da importância da família.

Além do tradicional discurso as famílias, o Papa Francisco O Papa Francisco encontrará 5 famílias da Irlanda, Canadá, Índia, Iraque e África e ouvirá suas histórias de testemunho. Os temas dos testemunhos se concentrarão em: perdão na família; força na família; esperança na vida familiar; a natureza intergeracional das famílias hoje e o impacto da tecnologia na vida familiar.

De acordo com organização, mais de 25 mil pessoas se registraram para participar do Congresso Pastoral do WMOF2018. O WMOF2018 espera uma participação de 37 mil pessoas, essa será, segundo os organizadores, a maior participação internacional em um Encontro Mundial de Famílias reunido até hoje! Destes  6.500 participantes com idade inferior a 18 anos e 15.000 peregrinos do exterior.

Texto da mensagem em vídeo do Santo Padre Francisco, antes da sua Viagem Apostólica à Irlanda:

“Queridos amigos,

“Ao me preparar para visitar a Irlanda em poucos dias para o Encontro Mundial das Famílias, envio uma calorosa palavra de saudação a todo o povo irlandês. Estou animado com o pensamento de voltar para a Irlanda!

“Como você sabe, o Encontro Mundial é uma celebração da beleza do plano de Deus para a família. É também uma ocasião para famílias de todo o mundo encontrarem-se e apoiarem-se mutuamente para viverem a sua especial vocação. As famílias hoje enfrentam muitos desafios em seus esforços para incorporar o amor fiel, para educar as crianças com valores sólidos e para ser um fermento de bondade, amor e preocupação mútua na comunidade maior. Você sabe disso tudo.

“Espero que este festival seja uma fonte de encorajamento renovado para as famílias em todos os lugares, especialmente aquelas famílias que estarão presentes em Dublin. Que nos faça lembrar de todo o lugar essencial da família na vida da sociedade e na construção de um futuro melhor para os jovens de hoje. Os jovens são o futuro! É muito importante prepará-los para o futuro, preparando-os hoje, no presente, mas também enraizados no passado: jovens e avós. Isto é muito importante.

“Embora o motivo específico da minha visita à Irlanda seja o Encontro Mundial das Famílias, gostaria de incluir todos os membros da família irlandesa. De um modo particular, rezo para que possa promover o crescimento da unidade e reconciliação entre todos os seguidores de Cristo, como um sinal daquela paz duradoura que é o sonho de Deus para toda a nossa família humana.

“Eu sei que muitas pessoas estão trabalhando duro para se preparar para a minha visita, e agradeço a todos do meu coração. Peço a todos que rezem para que este grande festival seja um momento de alegria e serenidade, uma carícia do terno amor de Jesus por todas as famílias e, de fato, por todos os filhos de Deus. Garanto-lhe a minha proximidade em oração e peço-lhe que ore por mim. Do meu coração, envio-lhe minha bênção.

“Que Deus Pai, Filho e Espírito Santo abençoem a todos!”

Fim da mensagem