Família

Terceira live sobre itinerário para recém-casados finaliza apresentação de temas do livro

por Andre Luiz, 6 de abril de 2021, 0 Comentários(s)

A última live para apresentar o “Itinerário para recém-casados” ocorreu nesta segunda-feira (5) e apresentou mais quatro temas que estão inclusos no livro. O material foi elaborado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF) em conjunto com casais de diversos movimentos e pastorais da Igreja Católica. Ele tem o objetivo de apoiar os agentes do setor Pós-Matrimonial espalhados por todo o país no acompanhamento dos casais que contraíram o sacramento do matrimônio há pouco tempo. “Espero que cada vez mais vocês fiquem apaixonados pelo conteúdo do itinerário”, disse o secretário executivo da Comissão, Pe. Crispim Guimarães.

O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Khátia Stolf, saudou os casais que contribuíram para a confecção do material. “Ficamos muito satisfeitos com o resultado final. É uma equipe dinâmica que produziu um material de qualidade e que ajudará muitos casais”, disse Luiz.

Participaram do bate-papo os casais Benta e Ricardo, da Pastoral dos Jovens Casais e do Encontro Matrimonial Mundial, em Teresina (PI); Eliete e Anselmo, do Movimento dos Focolares e da Pastoral Familiar, em Cachoeira de Macacu (RJ); Gláucia e Pedro Arndt, da Pasoral Familiar e do Encontro de Casais com Cristo (ECC), em Catanduvas (SC); e, Cleide e Luciano, da Pastoral Familiar e da Aliança de Casais com Cristo, em Nova Iguaçu (RJ). Eles contribuíram para os temas sobre a administração do tempo em família, sobre a vida profissional e a vida em família, sobre o papel do casal cristão na sociedade e sobre a economia doméstica.

“Sentimos a necessidade de ter um material mais sólido para fazermos um trabalho de formação continuada na nossa atuação com os casais mais jovens. Esse convite foi uma alegria muito grande e vemos como uma riqueza muito grande”, ressaltou Eliete. “É uma comunhão de carismas se doando pela Igreja e pela vontade de Deus”, completou Anselmo.

O livro pode ser adquirido em www.bit.ly/INTVivencial

Como funciona?

O material foi construído com a colaboração de casais de diversas partes do Brasil e membros de vários movimentos eclesiais a Comissão Episcopal para a Vida e Família da CNBB. São instrumentos de crescimento espiritual, psíquico e social, divididos em 24 encontros, em dois volumes. O objetivo é aprofundar a vida a dois sob o olhar de Cristo e da Igreja após a celebração do Sacramento do Matrimônio.

Os volumes podem ser rezados e refletidos em casal ou em grupo. Cada paróquia, tendo a Pastoral Familiar como coordenadora, pode aproveitar os casais mais experientes, da própria Pastoral ou dos Movimentos Eclesiais, para o serviço de acompanhar/apadrinhar grupos, fazendo o papel de auxiliar os casais na condução das atividades.

No primeiro volume do Itinerário para recém-casados, são apresentados os seguintes temas: A importância do diálogo do casal; a importância da palavra, da oração e da eucaristia; a administração do tempo em família; a construção da nossa identidade; a chegada dos filhos; família e mídias sociais; o sacramento do matrimônio; harmonia sexual; o casal cristão na sociedade; uma só carne; economia doméstica; e, vida profissional e vida em família.

O casal Ronaldo e Tatiana de Melo, coordenadores do Setor Pós-Matrimonial, conduziram a live desta segunda-feira. Tatiana Melo destacou que casais que tenham mais anos de casado também podem utilizar o material. “A nossa ideia foi reunir temas recorrentes sobre dúvidas e desafios nos primeiros anos de casados. No entanto, com certeza fará bem para quem está no matrimônio a mais tempo”. A previsão é de que até o fim do ano seja publicado a segunda parte do itinerário.

Confira a live completa no Canal da Comissão Nacional da Pastoral Familiar: https://www.youtube.com/watch?v=x11UznEraDg

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *