Igreja

Vaticano publica primeiro vídeo com testemunho de famílias sobre Amoris laetitia

por Andre Luiz, 25 de março de 2021, 2 Comentários(s)

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, em colaboração com o Dicastério para a Comunicação, publicou, nesta quinta-feira (25), o primeiro de dez vídeos dedicados ao Ano Família Amoris Laetitia. A iniciativa traz experiências de famílias espalhadas pelo mundo que colocam em prática a Exortação Apostólica que completou cinco anos de publicação. Todos os meses, um novo material será compartilhado nas redes sociais. Os vídeos são acompanhados por um subsídio pastoral. Em cada episódio o Papa reflete sobre algum aspecto do documento, junto com os testemunhos das famílias.

O primeiro vídeo traz a família formada por Michael e Hun Ching e seus dois filhos e tem como tema caminhar juntos. “Os primeiros anos do nosso matrimônio foram particularmente desafiadores porque discordávamos sobre a educação dos filhos. Mas, através do enriquecimento do matrimônio proposto pela Igreja, aprendemos a nos comunicar respeitosamente, a cuidar do dom da família e a tomar decisões cotidianas em função do amor pelo outro e em função dos nossos filhos”, contou Hun Ching.

No vídeo, o Papa Francisco ressalta que é necessário iniciar uma conversão missionária para caminhar junto com as famílias para ajuda-las a enfrentar os desafios que estão enfrentando. “Todos são chamados a cuidar, com amor, da vida das famílias, porque elas não são um problema, são sempre um dom. E, ao olhar para o futuro, são uma oportunidade”, disse.  

Com a Amoris laetitia, aponta o Santo Padre, o desejo é encorajar os fiéis a serem um sinal de misericórdia e de proximidade onde a vida familiar não se realiza perfeitamente ou não se desenvolve com paz e alegria. “A exortação apostólica Amoris laetitia é uma proposta para os jovens e para as famílias cristãs para que possam estimar os dons do matrimônio e da família e cultivar entre eles um amor forte, bem enraizado em Cristo e cheio de valores como generosidade, o compromisso, a fidelidade e a paciência”, destacou Francisco.

Confira:

Reflexão sobre a Amoris Laetitia

Está disponível no aplicativo Estante Pastoral Familiar o primeiro encontro de reflexão sobre a exortação apostólica do Papa Francisco Amoris Laetitia. O material é oferecido pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF). A intenção ao oferecer o material é favorecer o conhecimento do documento sobre a alegria do amor na família por meio de momentos de oração e reflexão em família ou em grupos.

Este primeiro encontro de reflexão foi preparado pelo bispo de Osasco (SP) e referencial para a Pastoral Familiar no Regional Sul 1, dom João Bosco Barbosa. O bispo convida a voltar ao texto da Amoris Laetitia e perceber elementos como “O nome”, o qual afirma que a Família é o lugar
do amor e da alegria; “O debate”; “A linguagem – Simples, direta, diferente dos solenes documentos da Igreja: é o Papa na sua frente, conversando com você”; e “a coragem” ao abordar os temas de forma aberta.

O material está disponível gratuitamente no aplicativo Estante Pastoral Familiar

Baixe o texto gratuitamente em dois formatos:

PDF – para ler no computador ou no celular

Epub – para adicionar no seu eReader de preferência

Saiba mais sobre o Ano Família Amoris Laetitia

Comentários

  1. Lourdes Iolanda Dall Agnol disse:

    Boa tarde. Gostaria de receber o material. Obrigada

  2. Francisco H. Schork disse:

    Excelente este video e a iniciativa de fazer as familias conheerem este documento papal, uma verdadeira obra prima que transborda de amor e de afeto real pelas familias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *