Vida

Pedido de oração do Papa é pelo fim da tortura

por Pastoral Familiar, 1 de junho de 2023, 0 Comentários(s)

O vídeo do Papa Francisco com a intenção de oração para este mês de junho de 2023 aborda a chaga da tortura. “Como é possível que a capacidade humana para a crueldade seja tão grande?”, pergunta o Pontífice. Na mensagem, ele faz um apelo à abolição da tortura, em todas as suas formas e em todo o mundo.”É essencial colocar a dignidade da pessoa acima de tudo”, completou o Papa.

“A tortura não é uma história do passado. Infelizmente, faz parte da nossa história atual”, comenta o Santo Padre. “Além das formas de tortura muito violentas, existem no mundo de hoje “outras mais sofisticadas, como os tratamentos degradantes, a anulação dos sentidos ou as detenções em massa em condições desumanas que tiram a dignidade da pessoa”, continuou.

A intenção da oração tem conexão com o Dia Internacional das Nações Unidas de Apoio às Vítimas da Tortura (26 de junho). A data recorda uma Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes (convenção ratificada por 162 países) aprovada em 1984.

O vídeo do Papa é acompanhado por imagens de presos em condições desumanas – amarrados a uma cadeira, encapuzados, com as mãos atadas – , que reconstrói lugares e práticas de tortura em vigor em várias partes do mundo. Ele também lembra que Jesus Cristo foi torturado.

Dados

O Fundo das Contribuições Voluntárias das Nações Unidas para as Vítimas de Tortura ajudou em cada ano, desde 1981, uma média de 50 mil vítimas de tortura em países de todas as regiões do mundo. Em um discurso, em 2014, Francisco tinha assinalado que “estes abusos se poderão deter unicamente com o firme compromisso da comunidade internacional em reconhecer […] a dignidade da pessoa humana sobre todas as coisas”.