Família

XIV SEMANA NACIONA DA FANMÍLIA NA ARQUIDIOCESE DA PARAIBA

por Pastoral Familiar, 19 de agosto de 2010, 0 Comentários(s)

 
A Semana Nacional da Família (SNF) na Arquidiocese da Paraíba teve inicio no dia 08, nas diversas Paróquias, atingindo as 09 (nove) Regiões Pastorais, com a celebração da missa do dia dos pais. Durante toda a semana aconteceu nessas Paróquias e comunidades, momentos celebrativos,  reflexões, sempre tomando como base o tema da SNF deste ano, isto é, “Família, formadora de valores humanos e cristãos”.

O dia 12 foi muito especial para Diocese. Por todo o dia esteve conosco o Pe. Luiz Antonio Bento, assessorna nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB. Na parte da manhã, no seminário Arquidiocesano, falou para o Clero (aproximadamente 100 pessoas, entre padres e Diáconos), onde este expôs as realidades de famílias e as induções do mundo moderno na formação de “novos modelos” que se desencontram com o plano de Deus. Mostrou que a Igreja tem um compromisso em lutar por uma família protagonista do processo de evangelização e promoção do bem para os seus membros formadores de uma sociedade de paz e justiça. Que um dos bons caminhos para esse serviço da Igreja, trata-se da Pastoral Familiar, que deve atuar nas comunidades, Paróquias, Dioceses em conjunto com todos os movimentos, serviços e Pastorais afins. Foi um momento de motivação. Vale ressaltar neste encontro, as presenças do Arcebispo Dom Aldo Pagoto, o Vigário Geral Pe. Carlos Alberto, o Coordenador Pastoral Côn Geraldo Magela e o ecônomo Mons. Nereudo.

Na parte da tarde deu entrevistas a jornais e rádios locais. A noite participou de um encontro nas Lourdinas, desta vez, falando para as famílias da Diocese. Presentes, aproximadamente 450 pessoas (padres, diáconos, seminaristas, religiosas, leigos e leigas). Neste encontro foi enfatizado o tema da SNF. O Pe. Bento falou ao público sobre algumas situações, atitudes e comportamentos que ajudam e ou prejudicam o relacionamento das famílias. O teor principal, no entanto, foi conscientizar e formar conceitos para que as famílias venham a refletir e discernir sobre os verdadeiros valores e os contra valores e que a mesma deva estar atenda para buscar sempre o exemplo a Família de Nazaré, na vivência do amor, da simplicidade, da paciência e vida de oração, sem querer é claro, fugir das realidades do mundo moderno.

Ajudando a abrilhantar este frutífero momento tivemos a presença do casal Henrique e Márcia, coordenadores da Pastoral Familiar do Regional Nordeste III, do Pe. Rui Braga, padre da Catedral Basílica de Nossa senhora das Neves e a Irmã Céu, que cantaram algumas músicas enaltecendo a beleza, a importância e o valor da Família, finalizando com o Cônego Geraldo Margela, agradecendo a todos os presentes, a direção das Lourdinas, casa que acolheu, Pe. Rui e Ir. Céu, a presença de Henrique e Márcia e em especial, do Pe. Bento, por tão bela e frutífera palestra.