Em sua segunda palestra no 14º Simpósio Nacional das Famílias, a Dra. Filó refletiu sobre a iluminação bíblica do evento “Já não vos chamo servos, vos chamo amigos”, que está no Evangelho de João (Jo 15, 15). Ela aprofundou a importância de construir a intimidade com Deus por meio da oração.
“Amigo é aquele que me olhe na minha vulnerabilidade, na minha miséria, na minha fraqueza e entrego tudo isso nas mãos dele. Somente em Jesus se enquadra essa definição de amigo”, destacou no início.
A amizade implica em atitudes como estar perto, caminhar junto, permanecer, manter um encontro periódico, intimidade e confiança, segundo a médica. Ela também apontou o que é essencial para construir a relação com Jesus que se apresenta como amigo.
“A amizade com Deus é um caminho espiritual, porque eu preciso de amadurecimento, eu preciso de um querer, eu preciso me colocar com disposição de fazer Dele o meu amigo”.
Para ela, é preciso ver Jesus e deixa-lo entrar na vida por meio da adoração ao Santíssimo Sacramento: “como vamos construir uma relação de intimidade, de amizade com quem eu não vejo? Para poder ser amigo de Jesus, ele precisa entrar na minha vida. Amigo implica participar da vida cotidiana, implica que Jesus participe de tudo”.
Nas orações cotidianas, é preciso também ter um diálogo com Deus. Citando Santa Catarina de Sena, recordou que o que alimenta a alma é a Palavra. Assim, as orações não podem ser um monólogo, mas reservar um tempo para escutar a Deus, e assim se encher de alegria e disposição.
Jesus amigo da família
Ao recordar a história e a relação de Jesus com a família de Lázaro, em Betânia, Dra. Filó sugeriu fazer a entronização da imagem do Sagrado Coração de Jesus em cada lar e nutrir uma relação de amizade com Ele na família.
“Nossa casa pode ser a casa de Betânia, porque na nossa família sempre tem um Lázaro que está precisando ser ressuscitado e sempre tem uma Maria que foi embora. É preciso chamar Jesus para ser amigo da família. É preciso colocar Jesus lá dentro para que a gente dê conta desse desafio que é ser família cristã. E pra isso a gente faz a entronização do Sagrado Coração de Jesus na casa, de forma que a gente ensina as crianças desde pequeninho, que a gente se reúne diante do amigo e contamos tudo pra ele”.
Dra. Filó ressalta ainda que é maravilhoso poder contar com Jesus como amigo, o que dá coragem e confiança.
“Ter Deus como seu amigo é tirar qualquer medo da sua vida, mesmo que você passe o que você tiver que passar. Você passa porque Ele está junto. É ter coragem para acreditar, de verdade mergulhar na vida de fé, uma fé que contagia”.
Ao final de sua reflexão, reforçou a mensagem sobre a importância da oração e destacou o Terço, “criado no céu para as pessoas simples”.
Confira como foi: