No próximo domingo, 24 de julho, a Igreja celebra o II Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. Essa é uma convocação do Papa Francisco para que as pessoas idosas não fiquem abandonadas. E a Pastoral Familiar está envolvida nesse chamado com a realização e a motivação de iniciativas.
Durante essa semana, serão transmitidas lives e divulgados vídeos com ideias de atividades envolvendo os idosos das comunidades e os avós de cada família.
No primeiro vídeo divulgado, são indicadas as principais ações sugeridas pela Pastoral Familiar, como a realização de visitas aos que estão mais próximos, e um contato com os que estiverem mais distantes, como envio de mensagens, ligações telefônicas ou videochamadas.
Destaque para a indicação aos netos: que realizem uma entrevista com os seus avós e gravem esse momento. Essa é uma forma de estreitar os laços e promover o diálogo intergeracional. A coordenadora do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar, Solange Gregory Schila, explica que a ideia é envolver a catequese, os movimentos e a Pastoral Familiar como um todo para que o maior número de pessoas possam fazer essa experiência.
Para a realização da entrevista, o Setor Pré-Matrimonial ofereceu algumas sugestões de perguntas que podem ser feitas aos avós:
- Qual é o seu nome completo, e quais são os nomes de seus pais?
- Quantos irmãos vocês tem e qual o nome deles?
- Como seus pais escolheram seu nome, e tem um significado especial?
- Você tem algum apelido de infância?
- Quando e onde vocês nasceram?
- Que tipo de coisas a sua família fazia juntos quando vocês era jovens?
- Como vocês iam pra escola?
- Como vocês se conheceram? Como foi o namoro?
- Quando e onde vocês se casaram?
- Com o que vocês trabalhavam? Onde moraram?
- O que vocês fizeram para superar os tempos difíceis da vida?
- Que recordações vocês tem de momentos com os filhos?
- Quais são as suas coisas favoritas para fazer agora?
- O que vocês esperam para seus filhos e netos?
Lives
Nesta segunda-feira, tem início a série de três lives sobre o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A Pastoral da Pessoa Idosa vai partilhar sobre a importância dos Avós e das Pessoas Idosas para a Igreja e para a Sociedade. Participam do bate-papo o bispo de Patos (PB), dom Eraldo Bispo da Silva, e a especialista em envelhecimento doutora Aurea Barroso.