A Pastoral Familiar dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e do Rio Grande do Norte, que fazem parte do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizaram a 24ª Assembleia entre os dias 04 e 06 de novembro. O evento foi realizado no município de Camocim de São Félix, interior pernambucano, e reuniu 80 participantes de 18 dioceses. O tema proposto para o encontro foi o mesmo do ano vocacional: “Vocação: Graça e Missão”.
O Bispo Referencial Dom Dulcênio Fontes de Matos fez a abertura da Assembléia através de uma profunda reflexão fazendo uma relação direta com a ação evangelizadora da Pastoral Familiar. Por sua vez, Pe. Josenildo, da Arquidiocese de Olinda e Recife, deu uma palestra sobre o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc. 24, 32-33), na qual fez uma provocação aos agentes da pastoral. “Será que estamos promovendo nas famílias e na sociedade ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações?”, indagou o sacerdote.
Os agentes e assessores eclesiásticos tiveram a oportunidade de discutir em grupos de estudo a temática e em seguida apresentarem propostas para o regional, as dioceses e as paróquias. O evento também contou com um momento de apresentação das principais ações de cada setor e do Núcleo de Formação e Espiritualidade em 2022. Milton e Lourdes, casal coordenador regional, aproveitaram para informar o calendário de atividades para 2023 e anunciar o III Congresso Regional da Pastoral Familiar – que ocorrerá entre 21 e 23 de julho de 2023, em Campina Grande (PB).
Em clima de muita felicidade, o casal diocesano de Campina Grande, Geovaneto e Juliana juntamente com o bispo Dom Dulcênio e o assessor eclesiástico Pe. João Paulo, fizeram o convite a todos os presentes para participarem do próximo Congresso.
No final da Assembleia, Dom Dulcênio agradeceu e parabenizou a todos pelo evento e pelo empenho. O assessor eclesiástico do Regional, Pe. Elvis Feliciano, falou também da sua alegria pelo belíssimo evento.