A Comissão Regional da Pastoral Familiar do Regional Sul 2, que reúne as dioceses do Paraná, se reuniu no último final de semana (25 e 26), na cidade de Sabáudia, diocese de Apucarana (PR). Este foi o primeiro encontro presencial de 2023 com a nova Comissão, eleita no final de 2022. Durante o encontro, os participantes discutiram sobre temas relacionados aos setores Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais, o Serviço à Vida e o Instituto Nacional da Família e da Pastoral Familiar (INAPAF).
Os coordenadores, Cloves e Milene Angeleli, da diocese de Toledo (PR), participaram do encontro com os demais membros da Comissão, além de um casal representante de cada uma das quatro Províncias Eclesiásticas (Curitiba, Cascavel, Londrina e Maringá), e representantes das coordenações diocesanas da Pastoral Familiar da Província de Londrina. O bispo de Campo Mourão (PR) e referencial para a Pastoral Familiar no Paraná, dom Bruno Elizeu Versari, o bispo de Apucarana (PR), dom Carlos José De Oliveira, eleito pelos bispos do Paraná como novo referencial para o Regional Sul 2, e o assessor eclesiástico regional, Pe. César Antônio Pôgerre, também estiveram no encontro.
Em sua apresentação, dom Bruno destacou que o período que acompanhou a Pastoral Familiar no Paraná foi de grande aprendizado para sua vida, especialmente, no que se refere à defesa da vida. “Descobrimos a importância de valorizar e defender a vida, os meios, os recursos, a forma como a Igreja faz e como defende a vida, desde a concepção até a sua morte natural”, disse o bispo. Ele também destacou outras frentes de trabalho, como o acompanhamento personalizado dos jovens que se preparam para o matrimônio, dos pais e padrinhos para o batismo de crianças, dos casos especiais e a catequese familiar.
Por sua vez, dom Carlos José disse que acolheu com surpresa e alegria o convite para ser o bispo referencial no Paraná. “Essa alegria foi confirmada nesse primeiro encontro. Pude ver casais responsáveis e tão interessados no bem da família. Diante de tantas notícias ruins no mundo, como traz alegria e esperança vermos um grupo de casais que, de forma gratuita e desinteressada, trabalham pelo bem da família. O futuro e o presente da humanidade continuam passando pela família”, disse o bispo.
Avaliação
Cloves e Milene Angeleli avaliaram como positivo o encontro, especialmente pela troca de experiências. “Vivenciamos, nesses dois dias, toda a realidade pastoral sob o método ver, julgar e agir e saímos animados e com o espírito renovado. Cada membro da coordenação pode ouvir as dificuldades e também as sugestões de ação pastoral no Paraná. Temos como missão formar as novas gerações, conforme o plano de Deus, bem como formar agentes qualificados, acolher toda família, a partir de sua realidade, apoiar a família em seu papel educador e promover a missão da família”, disse Cloves Angeleli.
Karina de Carvalho – Assessora de comunicação da CNBB Sul 2
Com informações da coordenação da Pastoral Familiar no Paraná
Edição: André Luiz Gomes