Uma das linhas de ação do 3º Ano Vocacional do Brasil, vivenciado em todo o país desde novembro do ano passado, é a realização do I Seminário Vocacional Nacional. O evento ocorre neste final de semana no Mosteiro de Itaici, em Indaiatuba (SP) e é oportunidade de aprofundamento do tema “Vocação: graça e missão” e do lema: “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33). E o evento tem participação de mais de 160 pessoas, entre elas, agentes da Pastoral Familiar.
Os casais Wilson e Tina Chagas, da diocese de Osasco (SP), e Fernanda e Roberto, da diocese de Amparo (SP) participam do encontro junto com dezenas de outros casais, e também jovens, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, presbíteros e bispos de todas as regiões do Brasil.
Durante o evento, os participantes puderam acompanhar uma apresentação sobre a realidade da animação vocacional no Brasil e refletir sobre o “Olhar teológico/ antropológico da vocação”. Outra tarefa durante o seminário é a preparação de um subsídio para auxiliar na animação vocacional, a partir de trabalhos em grupo.
Wilson Chagas contou que o evento foi oportunidade para perceber a participação da Pastoral Familiar na animação vocaciona da Igreja, “principalmente para refletir qual o papel das famílias na formação, e aceitação das vocações”.
“Através deste seminário, é possível identificar pistas que possamos apresentar às famílias para auxiliar no discernimento vocacional”.
O casal também observa desafios na realidade da animação vocacional. Ponderam que há um vasto material sobre as vocações, “porém muito pouco falando da atuação das famílias”. Eles observam que “ainda há um fechamento das congregações, pois aparentam acolher os jovens, mas a família fica em segundo plano”.
Com imagens de Wilson Chagas e Seminário Vocacional/reprodução