Está marcada para o próximo dia 10 de setembro, em Markowa, Polônia, a solenidade de beatificação de toda a família Ulma, massacrada pelos nazistas em março de 1944. Józef, Wiktoria e seus sete filhos – incluindo o que estava ainda no ventre da mãe – morreram por terem escondido oito judeus em sua casa durante a Segunda Guerra Mundial. Esta é a primeira vez na história que uma família inteira receberá o título de beatos.
Em nove anos de matrimônio, Józef e Wiktoria tiveram seis filhos que educaram sabiamente com espírito de fé e amor e estavam à espera do sétimo. A família participava da missa todos os domingos e fazia orações em casa diariamente com seus filhos.
Devoção
Muitos anos atrás, um amigo de Józef adoeceu e a caminho do túmulo da família Ulma pediu a intercessão deles para que fosse curado. Uma graça que depois veio a acontecer e que o homem está convencido de ter recebido por intercessão do “querido Józef”.
Desde então, a história e a devoção à família Ulma tem continuado a crescer não apenas na Polônia, mas em todo o mundo. Em 2016, em Markowa, um museu dedicado a estes poloneses foi inaugurado. O nome do museu homenageia a família Ulma e nos três primeiros anos foi visitado por cerca de 50 mil pessoas.