Com o tema “Família fonte de vocações” e lema “Corações ardentes, pés a caminho”, aconteceu entre os dias 1º e 3 de setembro, em Rio Grande (RS), o XX Congresso da Pastoral Familiar do Regional Sul 3. Participaram do evento 240 pessoas, entre bispos, padres, diáconos, seminaristas e agentes da Pastoral Familiar de 15 arqui/dioceses do Rio Grande do Sul.
Na programação, os participantes contaram com três palestras: a primeira tratou sobre “Família Fonte das vocações” com padre Rafael Solano, sacerdote da Arquidiocese de Londrina. A segunda, “Promoção da vida na Pastoral Familiar”, com o coordenador internacional da Pastoral da Criança, Dr. Nelson Arns Neumann. E, por fim, a terceira refletiu o tema “Corações ardentes, pés a caminho”, e foi proferida pelo bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
Além destas assessorias, o Congresso disponibilizou diversas oficinas: para o Setor Pré-matrimonial, “O Querigma do Itinerário vivencial”, com o casal Paulo Sérgio e Cármen, coordenadores do Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar Nacional. Para o Setor Pós-matrimonial, “A Pastoral Familiar no pós lua-de-mel: como engajar os casais na comunidade?”, com o casal Helio Dalfovo e Cintia Dalfovo, coordenadores do Setor Pós-Matrimonial do Sul 2. Para o Setor Casos Especiais, “Acompanhar, discernir e integrar as fragilidades (Cap. VIII AL)”, com o padre Cláudio Vicente Immig, Coordenador de Pastoral da Diocese de Novo Hamburgo. Para o Serviço à vida, “Discernimento: como enfrentar os dilemas morais dentro de casa?”, com Dom Ricardo Hoepers, Secretário-Geral da CNBB.
Além destas, o encontro também ofereceu oficinas sobre os temas “Educação dos Filhos, o desafio de educar na fé”, com o casal Alisson e Solange Schila, Casal Coordenador da Pastoral Familiar Nacional; o Tema do XX Congresso “Família e o serviço de animação vocacional”, com o padre Edson Pereira, assessor eclesiástico da Pastoral Familiar do Regional Sul 3; e “Itinerário para namorados: como implantar”, com os casais Thiago e Liliane Siqueira e Diego Fernandez e Francielly Mattozo, da diocese de Rio Grande.
Cada Congresso Regional busca motivar os participantes a responderem ao chamado de Deus e percorrer o caminho que Ele propõe, em família, em comunidade e em sociedade. Para os congressitas, esta XX edição proporcionou momentos privilegiados de formação, de partilha de experiência, de estudo e de encontro entre os agentes da Pastoral Familiar do Regional Sul 3.
Em 2026, o XXI Congresso Regional da Pastoral Familiar será realizado na Diocese de Santa Cruz do Sul. A data e o tema ainda serão definidos.
Confira a seguir as transmissões realizadas durante o Congresso, no segundo e terceiro dias, respectivamente:
Por Elis e Rodrigo Gonçalves e CNBB Sul 3