O Regional Centro-Oeste (RCO) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizou no último domingo (25 de fevereiro), um Retiro de Espiritualização e Formação para os agentes da Pastoral Familiar na cidade de Anápolis (GO). Cerca de 220 agentes das arquidioceses de Brasília e de Goiânia, e das dioceses de Anápolis, Rubiataba-Mozarlândia, Luziânia, Ipameri, Formosa, Jataí, Uruaçu e Goiás participaram do evento, que aconteceu no Seminário Maior Diocesano de Anápolis.
O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, esteve presente no encontro. O bispo auxiliar da diocese de Anápolis e referencial da Pastoral Familiar, dom Dilmo Franco, a assessora eclesiástica do Regional, Irmã Rita Batista, e o casal coordenador regional da Pastoral Familiar, Silvio e Aline também participaram.
Na parte da manhã, Ir. Rita iniciou com a celebração das Laudes. Em seguida, houve duas palestras: ‘Fraternidade e Amizade Social’ (tema da Campanha da Fraternidade – CF) e ‘Amizade Conjugal, ambas ministradas por dom Dilmo. O bispo conduziu os participantes a refletirem sobre a importância da fraternidade social e conjugal em tempos de extremismos militantes pelos quais passam a sociedade. Na sequência, dom Dilmo presidiu a celebração da Santa Missa.
“Foi um momento especial em que cada um pôde refletir sobre como está a sua relação com seu cônjuge, com seus familiares, com seus colegas de trabalho, com seus vizinho e com todos aqueles que estão a sua volta”, destacou o bispo.
À tarde, a Comissão Regional fez uma breve apresentação de seus componentes. Na sequência, Alisson e Solange apresentaram a palestra com o tema ‘A importância da oração na igreja doméstica e na missão pastoral’. O casal sugeriu algumas oportunidades em que é possível praticar a oração, tal como: rezar antes das refeições, recitar o terço dentro do carro na ida para o trabalho e escola, à noite após o jantar etc. Para eles, mesmo que o cotidiano familiar seja tão corrido, é possível colocar em prática uma rotina de oração entre o casal e seus filhos, basta ter boa vontade e disposição. Na casa deles, por exemplo, todos os dias bem cedo, o casal e o três filhos leem e meditam o Evangelho do dia antes de sair de casa.
“É uma bênção conhecer tantos agentes da Pastoral Familiar que se dedicam na missão de evangelizar as famílias. Partilhar nossa experiência de oração em família foi muito gratificante. Esperamos reencontrá-los em breve na nossa caminhada pastoral”, concluiu.
Por fim, Silvio e Aline, coordenadores regionais, disseram que ficaram muito felizes com a adesão de quase todas as dioceses do RCO ao retiro. “Isso é um indicativo de que os agentes têm consciência de que antes de realizar qualquer atividade pastoral é preciso primeiro enriquecer-se espiritualmente”, afirmou. “Foi bom abastecer o coração para poder servir a Deus com mais leveza”, completou Aline.