Foi publicada, nesta quarta-feira (20), a mensagem do Papa Francisco para o 61º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado em 21 de abril, quarto Domingo de Páscoa. Com o título “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”, a mensagem faz uma reflexão sobre o chamado que é dirigido a cada fiel que faz parte do “seu povo fiel em caminho”.
No texto, Francisco ressalta que é uma oportunidade para reconhecer e agradecer o compromisso daqueles que doam suas vidas ao serviço dos outros, começando pela família até chegar às pessoas consagradas e os sacerdotes. O Pontífice então dirige-se aos jovens: “Deixai-vos fascinar por Jesus, dirigi-Lhe as vossas perguntas importantes, através das páginas do Evangelho, deixai-vos desinquietar pela sua presença que sempre nos coloca, de forma proveitosa, em crise. Ele respeita mais do que ninguém a nossa liberdade, não Se impõe mas propõe-Se: dai-Lhe espaço e encontrareis a vossa felicidade no seu seguimento e, se vo-la pedir, na entrega total a Ele.”
O Santo Padre ainda destaca a preparação para o Ano Jubilar de 2025, no qual todos devemos ser peregrinos de esperança e construtores de paz. “Significa fundar a própria existência sobre a rocha da ressurreição de Cristo, sabendo que todos os nossos compromissos, na vocação que abraçamos e levamos por diante, não caem no vazio. Apesar dos fracassos e retrocessos, o bem que semeamos cresce de modo silencioso e nada pode separar-nos da meta última: o encontro com Cristo e a alegria de viver na fraternidade entre nós por toda a eternidade.”, afirmou.
Em outro momento, o Papa Francisco fez um apelo para que todos possamos sair da indiferença, que nos afasta dos irmãos. “Despertemos do sono, saiamos da indiferença, abramos as grades da prisão em que por vezes nos fechamos, para que cada um de nós possa descobrir a própria vocação na Igreja e no mundo […] Apaixonemo-nos pela vida e comprometamo-nos no cuidado amoroso daqueles que vivem ao nosso lado e do ambiente que habitamos”