• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
quinta-feira, outubro 29, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Família

O que os papas disseram sobre São José, patrono das famílias?

11/04/2024
em Família
Tempo de leitura: 4 mins leitura
A A
0
O que os papas disseram sobre São José, patrono das famílias?

A devoção a São José, protetor das famílias e também patrono da Igreja Católica, também se deve ao fato de que o pai adotivo de Jesus Cristo é também invocado como protetor dos trabalhadores, dos miseráveis, dos necessitados, dos exilados, dos aflitos, dos pobres e dos moribundos. Quem aponta isto é a Carta Apostólica “Patris Corde”, do Papa Francisco, em 2020, no qual proclamou o Ano de São José. A seguir, veremos como alguns dos pontífices trataram a figura de São José.

Protetor dos cristãos

A São José, escreve o Papa Leão XIII em sua carta encíclica Quamquam pluries, é confiado o “berço da Igreja nascente”. “Decorre daí que o beatíssimo Patriarca deve se considerar protetor, de modo especial, da multidão de cristãos da qual a Igreja é formada, ou seja, dessa inumerável família espalhada pelo mundo, sobre a qual ele, como esposo de Maria e pai de Jesus Cristo, tem uma autoridade quase paternal”. “É, portanto, uma coisa justa”, continua a enfatizar o Papa Pecci, “que, assim como ele costumava proteger santamente a família de Nazaré em todos os eventos, agora, com seu patrocínio celestial, ele protege e defende a Igreja de Cristo”.

Protetor da Igreja

A vida de São José, protetor da Igreja, é, portanto, inteiramente dedicada a Maria e a Jesus: cuida deles, protege-os. O Papa Francisco o recorda durante a missa do início de seu Pontificado, em 19 de março de 2013, na solenidade do esposo da Virgem Maria: “José é um guardião, porque sabe escutar a Deus, deixa-se guiar por sua vontade”. Ao suposto pai de Jesus, o Papa Francisco também dedicou um ciclo de 12 catequeses. Na primeira, em 17 de novembro de 2021, o Pontífice, em particular, envia uma mensagem a todos os homens e mulheres que vivem nas “periferias geográficas mais esquecidas do mundo” ou que vivem em situações de marginalidade: “Que vocês encontrem em São José”, diz Francisco, ” o testemunho e o protetor para o qual podem olhar”. Em sua Audiência Geral de 16 de fevereiro de 2022, Francisco incentivou “a pedir a intercessão de São José nos momentos mais difíceis da vida”. “Quantos santos se voltaram para ele! Quantas pessoas – na história da Igreja – enfatiza Francisco – encontraram nele um patrono, um guardião, um pai”:

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

“São José não pode deixar de ser o Guardião da Igreja, porque a Igreja é o prolongamento do Corpo de Cristo na história e ao mesmo tempo, na maternidade da Igreja, espelha-se a maternidade de Maria. José, continuando a proteger a Igreja, continua a proteger o Menino e sua mãe; e também nós, amando a Igreja, continuamos a amar o Menino e sua mãe.”

Protetor dos trabalhadores

A figura de São José “embora permaneça um pouco escondida, é de fundamental importância na história da salvação”. Assim enfatizou o Papa Bento XVI que, no Angelus de 19 de março de 2006, dirigiu seus pensamentos primeiramente “aos pais e mães de família”:

“Penso antes de tudo, nos pais e nas mães de família, e rezo para que saibam sempre apreciar a beleza de uma vida simples e laboriosa, cultivando com solicitude o relacionamento conjugal e cumprindo com entusiasmo a grande e difícil missão educativa. Aos sacerdotes, que exercem a paternidade em relação às comunidades eclesiais, São José obtenha que amem a Igreja com afecto e dedicação total, e ampare as pessoas consagradas na sua jubilosa e fiel observância dos conselhos evangélicos de pobreza, castidade e obediência. Proteja os trabalhadores de todo o mundo, para que contribuam com as suas várias profissões para o progresso de toda a humanidade, e ajude cada cristão a realizar com confiança e com amor a vontade de Deus, cooperando assim para o cumprimento da obra da salvação.”

Protetor das famílias

Na exortação apostólica Redemptoris Custos, o Papa João Paulo II recomenda a todos “a proteção daquele a quem o próprio Deus confiou a guarda de seus maiores e mais preciosos tesouros”. E espera que São José, definido como “o protótipo das famílias cristãs”, se torne para todos “um mestre singular no serviço da missão salvadora de Cristo”. O Papa Wojtyła, na celebração eucarística na paróquia romana de São José, em 15 de dezembro de 1985, confia as famílias ao pai adotivo de Jesus:

“Saibam, como ele, proteger e reunir com amor, com fé cristã, com atenção cuidadosa a presença santificadora de Cristo. Desejo que São José seja lembrado não apenas como o patrono da Igreja, mas como o protetor de todas as famílias desta paróquia, e que em seu exemplo apreciemos o valor do serviço à vontade de Deus, o sentido da fé, a preocupação com o respeito e a proteção da vida…”

Protetor em todas as circunstâncias da vida

Em 1969, o Papa Paulo VI lembrou que o esposo de Maria foi declarado protetor da Igreja “por causa da função que exerceu em relação a Cristo durante sua infância e juventude”. “Nenhuma palavra sobre ele”, enfatiza o Papa Montini, “está registrada no Evangelho; sua linguagem é o silêncio”.

“Não obstante, essa figura humilde, tão próxima de Jesus e Maria, a Virgem Mãe de Cristo, uma figura tão inserida em suas vidas, tão ligada à genealogia messiânica a ponto de representar a descendência fatídica e terminal da progênie de Davi (Mt 1,20), se observada cuidadosamente, é considerada tão rica em aspectos e significados, a ponto da Igreja prestar culto a São José e a devoção dos fiéis reconhecer nele uma série de invocações diversas que lhe são dirigidas em forma de ladainha.”

Paulo VI recorda então os numerosos títulos que fazem de São José “protetor da infância, protetor dos esposos, protetor da família, protetor dos trabalhadores, protetor das religiosas, protetor dos refugiados, protetor dos moribundos”. Invocar a proteção de São José, como afirma Santa Teresa de Ávila, também significa reconhecer seu papel protetor em todas as circunstâncias da vida: “Para outros santos, parece que Deus nos concedeu ajuda nesta ou naquela necessidade, ao passo que eu experimentei que o glorioso São José estende sua intercessão a tudo”.

Fonte: Vatican News
Tags: Ano de São JoséSão José
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Mensagem do Papa para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações

Próximo

Sínodo: situações matrimoniais difíceis

Próximo
Sínodo: situações matrimoniais difíceis

Sínodo: situações matrimoniais difíceis

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Amar também é cuidar.
O Evangelho deste domingo nos lembra que o amor a Deus não pode ficar apenas nas palavras. Ele se torna concreto na forma como olhamos, escutamos, ajudamos e cuidamos das pessoas que fazem parte da nossa vida.
Que nossa família aprenda, todos os dias, a transformar o amor em pequenos gestos concretos.
Compartilhe este conteúdo com sua família.
  • A família precisa de esperança, acolhimento e amor! 

Em um mundo que tanto precisa de Deus, a Igreja é chamada a ser presença que acolhe, fortalece e anuncia a esperança de Cristo às famílias.

Que nunca nos falte coragem para levar o amor de Deus a cada lar!

Compartilhe essa mensagem tão especial diretamente do encontro “10 anos depois de Amoris Laetitia” para nossas famílias.
  • São João Paulo II dedicou grande parte de seu ministério a recordar ao mundo uma verdade que continua profundamente atual: a família tem uma identidade, uma vocação e uma missão.
Suas palavras nos convidam a olhar para nossas famílias não como famílias perfeitas, mas como famílias chamadas a crescer no amor, na comunhão, no perdão e na fé.
Qual dessas frases mais falou ao seu coração?
Conte nos comentários e compartilhe este conteúdo com sua família para se lembrar da beleza da vocação.
  • Quem cuida da Pastoral Familiar também precisa ser cuidado, formado e fortalecido para a missão.

Por isso, o Encontro Nacional de Formação é uma oportunidade para coordenadores paroquiais, diocesanos e regionais ampliarem seus conhecimentos, partilharem experiências e encontrarem novos caminhos para acompanhar as famílias.

📅 6 a 8 de novembro
📍 Foz do Iguaçu (PR)

Família, torna-te aquilo que és: do anúncio da vocação ao acompanhamento das famílias.

Venha viver esse momento de formação conosco!

Inscrições abertas e vagas limitadas. Acesse o link da bio para se inscrever.
  • O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, e o bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, fizeram um balanço da participação brasileira no encontro “Dez anos depois da Amoris laetitia: anunciar o Evangelho com as famílias hoje”, realizado entre os dias 7 e 14 de outubro, no Vaticano.

Eles reconhecem o empenho da Pastoral Familiar no Brasil e fazem um convite às famílias brasileiras e a todo o clero a continuarem a promover a santidade neste ambiente tão fecundo de amor.
  • Olá, estimadas famílias. Estamos aqui no Vaticano, na sala Paulo VI, para o nosso quinto dia de reflexões sobre os 10 anos da Amoris Laetitia. E hoje tratando especificamente dos do tema nas dificuldades da vida, acompanhamento e apoio necessário às nossas famílias.

Para o início desta reflexão, foram introduzidos a os o tema com algumas colocações que vocês encontram também no site apontado onde estão todos esses subsídios que estamos aqui trabalhando. E tudo isso nos fez mergulhar ainda mais profundamente no capítulo oitavo de Amoris Laetitia, como em toda ela que permeia esse cuidado, esse apoio e esse acompanhamento.

Mas hoje precisamente falando das dificuldades que passamos enquanto famílias, se suscita a necessidade de passarmos da assistência para o acompanhamento. A importância de formarmos redes de apoio tanto comunitária quanto profissional e pastoral. Não podemos estar sozinhos, precisamos de apoio de toda essa conjuntura.

Ajuda mútua, sem julgamentos, fraternal, menos formal, precisamos de processos de discernimento.

Nesses 10 anos, Amoris Laetitia nos leva a mostrar o rosto materno da Igreja. Materno como da mãe Aparecida, que ama e abençoa o Brasil. Por isso nós daqui pedimos também a bênção dela sobre todo o nosso povo brasileiro.

Um fraterno abraço a todos.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.