A Pastoral Familiar do Regional Sul 3, que reúne as dioceses do Rio Grande do Sul, realizou no último final de semana (27 e 28 de abril) a 21ª Assembleia Regional e a 4ª Assembleia Regional do Serviço à Vida. O evento ocorreu na Paróquia Santuário Nossa Senhora do Trabalho, em Porto Alegre (RS). No total, estiveram presente 13 das 18 (Arqui)dioceses que compõem o Regional.
O bispo auxiliar de Porto Alegre (RS) e referencial para a Pastoral Familiar, dom Bertilo João Morsch, trouxe algumas conclusões da 61ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sobre o papel central da Pastoral Familiar e sua missão na Igreja. Por sua vez, o padre Rogério Ferraz, secretário-executivo do Regional, desenvolveu a temática da “Artesania na Família”, deixando claro que na família o trabalho é artesanal.
Os setores Pré-Matrimonial, Pós-Matrimonial e Casos Especiais tiveram momentos de partilha entre as dioceses. Neste momento, foram apresentados propostas de atuação. As Províncias também se reuniram e fizeram encaminhamentos pertinentes.
O casal coordenador nacional do Núcleo de Formação e Espiritualidade (NFE), Clidenor e Edite, compartilharam reflexões e informações sobre o serviço da Pastoral Familiar, cujo propósito é criar e zelar pela formação e desenvolvimento de novos agentes de pastoral.
O evento foi finalizado com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Edson Pereira, assessor eclesiástico do Regional Sul 3.