A família do casal coordenador nacional da Pastoral Familiar enviou uma mensagem para as famílias de todo o Brasil por ocasião do Dia Internacional da Família, celebrado neste 15 de maio. No vídeo, Alisson e Solange Schila recordam, junto com seus filhos, a instituição familiar como célula-base da sociedade e motivam oração e solidariedade para com as famílias que enfrentam realidades difíceis.
A proposta é de união “de oração e coração por todas as realidades familiares, em especial, as mais difíceis”, recordando as famílias que sofrem as consequências de catástrofes, como a que ocorre no Rio Grande do Sul.
“Rezemos, unamo-nos e sejamos solidários para com todas as famílias”, sugeriu Alisson.
Histórico
A partir do dia 15 de maio de 1994, a Organização das Nações Unidas (ONU) celebrou o ano internacional da família, com o tema “Família, Capacidades e Responsabilidades num Mundo em Transformação”. Desde então, a data ficou internacionalmente conhecida como o Dia da Família.
Em carta às famílias publicada no mesmo ano, São João Paulo II, reconheceu a iniciativa da ONU em propor a data como sendo uma celebração internacional, respondendo, assim, ao apelo e inspiração da Constituição Conciliar Gaudium et Spes. O papa disse que a Igreja assumiria, também, a celebração em seu calendário.
“Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história”, disse São João Paulo II, por ocasião daquele Ano Internacional da Família.
Missão
O Dia Internacional da Família tem por objetivos divulgar a importância da família na sociedade; sublinhar o caráter basilar da família na educação das crianças; passar mensagens de amor, respeito e união, elementos essenciais para o relacionamento de todos os componentes da família; alertar a sociedade para os direitos e responsabilidades das famílias; sensibilizar os cidadãos para as questões sociais, econômicas e demográficas que afetam a família.
A data tem sido oportunidade de também a Igreja apresentar suas preocupações a respeito da família. No ano passado, o Papa Francisco pediu que os países promovam políticas sociais, econômicas e culturais amigas da família e do acolhimento da vida.