• Política de Proteção da Infância e de Pessoas Vulneráveis
segunda-feira, outubro 26, 2026
  • Login
  • Registre-se
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja
  • Login
  • Registre-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Portal Vida e Família
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Noticias Família

Assembleia Nacional discutiu desafios para a evangelização das famílias

11/07/2024
em Família
Tempo de leitura: 3 mins leitura
A A
0
Assembleia Nacional discutiu desafios para a evangelização das famílias

Foram três dias de partilha, conhecimento e discussão sobre as dificuldades, os desafios e, principalmente, as oportunidades de evangelização das famílias brasileiras. Entre os dias 5 e 7 de julho, representantes de movimentos eclesiais, coordenadores regionais, nacionais, bispos, padres e assessores da Pastoral Familiar de todo o país estiveram reunidos, em Brasília (DF), em um momento de troca de experiências e de avaliação das ações até o momento.

“Foi uma oportunidade de olhar para frente e escolher o caminho que vamos percorrer. Foi muito gratificante encontrar com os coordenadores dos regionais e foi uma oportunidade de refletir sobre a atuação da Pastoral Familiar lá nas comunidades e como podemos cooperar no cotidiano das paróquias e junto às famílias”, afirmou o bispo nomeado de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Bruno Elizeu Versari.

Após a abertura, realizada na noite de sexta-feira (5), na manhã de sábado (6), os participantes puderam aprender um pouco mais sobre a afetividade e a sexualidade na perspectiva da adolescência e da juventude. A condução do momento foi feita pela diretora do TeenStar Brasil, Fabiana Azambuja. Ela provocou uma reflexão sobre o panorama da realidade, na qual as novas gerações estão caracterizadas pela ausência de paradigmas, um novo sistema de relações, múltiplas ofertas e ausência de limites.

Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026 Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar - 2026

Com uma metodologia participativa, a assessora dividiu os membros da assembleia em grupos para refletir e apontar situações e desafios da crise educativa atual com as novas gerações. Essa dinâmica também foi utilizada na manhã deste sábado, quando tratou do ambiente digital. “A pessoa que utiliza o digital precisa ser sábia. Não é para imitar o que eles fazem, é criar e aprimorar a partir do que temos. Além disso, é preciso de prudência e acompanhamento dos pais e professores das crianças e jovens no contato com o mundo digital”, apontou a especialista.

Todo o conhecimento compartilhado foi exaltado pelo casal coordenador do Oeste 1 (Mato Grosso do Sul), Augusto e Gigliola. “Esse momento de Assembleia nos ajudou a enxergar com simplicidade e a nossa Pastoral Familiar vem e nos traz uma luz fundamentalmente amorosa, no amor de Cristo. Deixamos um pouco o mundo de lado e foquemos mais no que Cristo quer que façamos entre nós e no processo de evangelização, levando o nosso amor, a nossa doação, para as famílias que estão lá nas nossas paróquias”, contou.

No período da tarde, foi o momento de apresentar os trabalhos realizados desde a última assembleia e as experiências de aplicação dos materiais propostos pela Comissão Nacional. O destaque foi a partilha do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul), que trouxe a experiência do atendimento às famílias durante as fortes chuvas que afetaram o estado nos últimos meses. O casal coordenador, Júlio Cezar e Ana Lory Quintana, e o padre Edson Oliveira, falaram sobre o socorro, o acolhimento e consolo às vítimas.

O bispo da Diocese de São Raimundo Nonato (PI) e referencial para a Pastoral Familiar no Regional Nordeste 4 (Piauí), Dom Ronilton Souza de Araújo, ficou entusiasmado com a atuação em todo o país. “Sinto realizado e feliz por conhecer tantos que se dedicam por um projeto tão grande pelas famílias e que não se faz sozinho, se faz em conjunto”, destacou.

Envio

No domingo, foi celebrada a Santa Missa, presidida por dom Bruno Elizeu Versari. Na ocasião, cada regional recebeu um kit – composto por uma vela, um símbolo e uma cartilha – para marcar a celebração do Jubileu pelas Famílias.

O casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Alisson e Solange Schila, motivou os leigos, padres, bispos e religiosos para que continuem na complementariedade de vocações. “Deixemos nosso testemunho em pequenas marcas por onde passarmos. Que através da ação do Espírito Santo, que teve uma presença marcante nesta assembleia, possamos dar passos firmes na evangelização das famílias no Brasil”, apontou Solange.

Tags: 48ª Assembleia da Pastoral FamiliaradolescentesEvangelização das famíliasPastoral Familiar
Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor Itinerário Bom Pastor
Anterior

Assembleia da Pastoral Familiar é oportunidade de formação e partilha

Próximo

Apresentada a agenda da Pastoral Familiar para 2025, ano de Congresso Nacional

Próximo
Apresentada a agenda da Pastoral Familiar para 2025, ano de Congresso Nacional

Apresentada a agenda da Pastoral Familiar para 2025, ano de Congresso Nacional

Para comentar é preciso estar logado!

Regionais

Categorias

Newsletter

Assine e mantenha-se informado!

+55 (61) 3443-2900

secren@vidaefamilia.org.br

Quem Somos

O Portal Vida e Família é a página web oficial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Neste canal, é possível acompanhar nossa atuação no serviço e na promoção da Cultura da Vida e do Amor, através do anúncio do Evangelho da Família e do Evangelho da Vida.
  • Amar também é cuidar.
O Evangelho deste domingo nos lembra que o amor a Deus não pode ficar apenas nas palavras. Ele se torna concreto na forma como olhamos, escutamos, ajudamos e cuidamos das pessoas que fazem parte da nossa vida.
Que nossa família aprenda, todos os dias, a transformar o amor em pequenos gestos concretos.
Compartilhe este conteúdo com sua família.
  • A família precisa de esperança, acolhimento e amor! 

Em um mundo que tanto precisa de Deus, a Igreja é chamada a ser presença que acolhe, fortalece e anuncia a esperança de Cristo às famílias.

Que nunca nos falte coragem para levar o amor de Deus a cada lar!

Compartilhe essa mensagem tão especial diretamente do encontro “10 anos depois de Amoris Laetitia” para nossas famílias.
  • São João Paulo II dedicou grande parte de seu ministério a recordar ao mundo uma verdade que continua profundamente atual: a família tem uma identidade, uma vocação e uma missão.
Suas palavras nos convidam a olhar para nossas famílias não como famílias perfeitas, mas como famílias chamadas a crescer no amor, na comunhão, no perdão e na fé.
Qual dessas frases mais falou ao seu coração?
Conte nos comentários e compartilhe este conteúdo com sua família para se lembrar da beleza da vocação.
  • Quem cuida da Pastoral Familiar também precisa ser cuidado, formado e fortalecido para a missão.

Por isso, o Encontro Nacional de Formação é uma oportunidade para coordenadores paroquiais, diocesanos e regionais ampliarem seus conhecimentos, partilharem experiências e encontrarem novos caminhos para acompanhar as famílias.

📅 6 a 8 de novembro
📍 Foz do Iguaçu (PR)

Família, torna-te aquilo que és: do anúncio da vocação ao acompanhamento das famílias.

Venha viver esse momento de formação conosco!

Inscrições abertas e vagas limitadas. Acesse o link da bio para se inscrever.
  • O arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Jaime Spengler, e o bispo de Ponta Grossa (PR) e presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, dom Bruno Elizeu Versari, fizeram um balanço da participação brasileira no encontro “Dez anos depois da Amoris laetitia: anunciar o Evangelho com as famílias hoje”, realizado entre os dias 7 e 14 de outubro, no Vaticano.

Eles reconhecem o empenho da Pastoral Familiar no Brasil e fazem um convite às famílias brasileiras e a todo o clero a continuarem a promover a santidade neste ambiente tão fecundo de amor.
  • Olá, estimadas famílias. Estamos aqui no Vaticano, na sala Paulo VI, para o nosso quinto dia de reflexões sobre os 10 anos da Amoris Laetitia. E hoje tratando especificamente dos do tema nas dificuldades da vida, acompanhamento e apoio necessário às nossas famílias.

Para o início desta reflexão, foram introduzidos a os o tema com algumas colocações que vocês encontram também no site apontado onde estão todos esses subsídios que estamos aqui trabalhando. E tudo isso nos fez mergulhar ainda mais profundamente no capítulo oitavo de Amoris Laetitia, como em toda ela que permeia esse cuidado, esse apoio e esse acompanhamento.

Mas hoje precisamente falando das dificuldades que passamos enquanto famílias, se suscita a necessidade de passarmos da assistência para o acompanhamento. A importância de formarmos redes de apoio tanto comunitária quanto profissional e pastoral. Não podemos estar sozinhos, precisamos de apoio de toda essa conjuntura.

Ajuda mútua, sem julgamentos, fraternal, menos formal, precisamos de processos de discernimento.

Nesses 10 anos, Amoris Laetitia nos leva a mostrar o rosto materno da Igreja. Materno como da mãe Aparecida, que ama e abençoa o Brasil. Por isso nós daqui pedimos também a bênção dela sobre todo o nosso povo brasileiro.

Um fraterno abraço a todos.
  • Home
  • Vídeos
  • Notícias
  • Artigos
  • Regionais
  • Cursos

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta abaixo

Esqueceu a Senha? Inscrever-se

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

*Ao se registrar em nosso site, você concorda com os Termos e Condições e a nossa Política de Privacidade.
Todos os campos são necessários. Conecte-se

Recuperar sua senha

Por favor, digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Conecte-se

Add New Playlist

  • Login
  • Inscrever-se
Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • Notícias
    • Vida
      • Início da Vida
      • Final da Vida
      • Políticas Públicas
    • Família
      • Pré-matrimonial
      • Pós-matrimonial
      • Casos Especiais
    • Igreja
      • No Mundo
      • No Brasil
  • Artigos
  • Regionais
    • Centro-Oeste
    • Leste 1
    • Leste 2
    • Leste 3
    • Nordeste 1
    • Nordeste 2
    • Nordeste 3
    • Nordeste 4
    • Nordeste 5
    • Noroeste
    • Norte 1
    • Norte 2
    • Norte 3
    • Oeste 1
    • Oeste 2
    • Sul 1
    • Sul 2
    • Sul 3
    • Sul 4
  • Cursos
  • Vídeos
  • Loja

Pastoral Familiar © 2024 Todos os direitos reservados

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nossa Política de Privacidade e Cookies.