Neste quinto dia da Semana Nacional da Família (SNF), celebrado nesta quinta-feira (15), a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propôs o tema da inclusão para a reflexão nos encontros realizados nas paróquias, comunidades e casas de todo o país. Com o título Amizade inclusiva: aprender a amar em momentos difíceis, a Igreja faz um convite aos fiéis a acolherem as famílias em suas fragilidades.
“É uma oportunidade para rezarmos por todas as famílias, em suas fragilidades, para que Deus os ilumine e para que sejamos uma porta de entrada para essas famílias na sua reconciliação com a Igreja e com a sua fé”, destacou o coordenador nacional do Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar, Sávio Bittencourt. “Que sejamos também amigos dessas famílias, acolhendo-os, fazendo a escuta ativa sabendo dar aquela palavra de ânimo, de esperança, diante das dificuldades que nós também podemos estar sujeitos”, completou a esposa Bárbara Bittencourt.
O acolhimento ocorreu na família da Tatiana Gramelih, de Cariacica (ES). Ela é ministra da Eucaristia e o esposo está se preparando para o ofício. Já o filho mais velho é músico e atua como cerimoniário. Por fim, a filha mais nova Maria Vitória, de 13 anos, que é uma pessoa com deficiência – nasceu com mielomeningocele (uma espécie de má formação na coluna) e hidrocefalia congênita -, acabou de ser investida como coroinha na paróquia São Francisco de Assis, no município. “Era o sonho da vida dela e o nosso pároco aceitou esse pedido”, comentou.
“É de suma importância ter o tema da inclusão na Semana Nacional da Família, pois a realidade hoje em nossas paróquias é de pessoas com vários tipos de deficiência. A pessoas sendo incluída, a família também se sente acolhida, e assim nossa Igreja tem uma oportunidade de continuar fazendo a diferença no mundo e na vida das pessoas, uma linda forma de demonstrar o amor ao próximo em sua totalidade”, afirmou.
Saiba mais
O tema escolhido pela Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para este ano é “Família e Amizade”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2024, que abordou “Fraternidade e amizade social”. Os temas propostos para aprofundamento estão no subsídio Hora da Família, distribuído para grupos de todo o país celebrarem em casa, nas comunidades e paróquias.