Com o coração repleto de gratidão e saudade, rendemos uma sincera homenagem a Dom Dilmo Franco, Bispo Auxiliar da Diocese de Anápolis e Bispo Referencial da Pastoral Familiar do Regional Centro-Oeste (RCO), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), falecido há um mês (1º/8). Sua partida nos deixou um vazio imenso, mas sua memória permanecerá viva em nossos corações, refletida em cada ensinamento e gesto de carinho que compartilhou conosco.
Com sua sensatez e amabilidade, que lhe eram peculiares, sempre soube guiar o seu rebanho. Nas situações mais desafiadoras suas palavras, repletas de sabedoria, nos convidavam à reflexão, sempre com delicadeza e sem jamais ferir. Seu zelo pelo sagrado, especialmente pela Santa Missa, era notável. Como esquecer sua firmeza ao dizer: “Pode ser o Papa te ligando, mas durante a missa não deve atender; esse momento é único e exclusivo para Deus.” Essas palavras ressoam em nossos corações como um lembrete do seu profundo amor e respeito pelo divino.
Guardamos com carinho as lembranças de todos os momentos que vivemos ao seu lado, mas recordamos com especial ternura um retiro espiritual da Pastoral Familiar, realizado em fevereiro de 2022. Foi um dia de formação, reflexão e de aproximação com Deus. Ali, sob sua orientação, vivenciamos momentos inesquecíveis, como o passeio pelo Centro Pastoral Dom Fernando, onde, com paciência e carinho, ele ensinou às crianças sobre a vida e a fé, plantando nelas a semente do serviço, que hoje floresce em seus corações. Seu carinho especial pelas crianças era evidente. Ele, não só dedicava tempo para elas, mas as tratava com um amor que as marcava profundamente dizendo “viva de tal maneira que um dia se encontre com Jesus e Maria no céu.” Palavras que ainda ecoam em nossas almas.
Para a Pastoral Familiar, sua ausência é sentida como a perda de um pai amoroso, um pastor que sempre nos acolheu com um sorriso, um abraço e uma palavra de encorajamento. Como esquecer seu gesto carinhoso em junho, na Catedral de Luziânia, onde interrompeu a procissão para demonstrar sua felicidade ao perceber a presença de membros da Pastoral Familiar. Com um belo sorriso ele disse “Pastoral Familiar sempre presente.” Essas memórias são o reflexo de um homem que irradiava Deus e tratava a cada um com profundo respeito e amor.
Dom Dilmo, sua simplicidade, seus ensinamentos e sua sabedoria foram um farol para todos nós. Seu legado permanecerá como uma bússola, guiando a Pastoral Familiar do nosso Regional Centro-Oeste. Embora nos sintamos órfãos, confiamos que o Senhor o recebeu com alegria no Céu, onde continuará intercedendo por nós.
Deus seja louvado pelos momentos em que estivemos juntos. Que seu exemplo continue a inspirar nossas famílias e nossa caminhada na fé.
Nossas lágrimas são de saudade, não de dor. Receba nosso abraço aí no céu.
Regional Centro-Oeste da Pastoral Familiar