A Comissão Arquidiocesana da Pastoral Familiar de Brasília (DF), que pertence ao Regional Centro-Oeste (RCO) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), promoveu o V Congresso Arquidiocesano da Pastoral Familiar no último sábado (14) e domingo (15). O evento aconteceu na Paróquia Verbo Divino e reuniu aproximadamente 250 participantes. O tema escolhido para este ano foi “Família, Santuário de Oração”, com o lema “Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor”, reforçando o papel da oração e da espiritualidade no ambiente familiar.
O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar de Brasília, dom Ricardo Hoepers, e o Padre Rodolfo Chagas, assessor da Comissão episcopal para a Vida e a Família, marcaram presença no evento. Os dois destacaram a importância de momentos como este para fortalecer a evangelização das famílias. Silvio e Aline, casal coordenador do Regional Centro-Oeste (RCO), também participaram do Congresso.
A programação do sábado (14) teve início com a Missa de abertura celebrada pelo cardeal e arcebispo Dom Paulo César. Em seguida, houve a entronização das relíquias de São Luís e Santa Zélia Martin, grandes exemplos de santidade familiar. Posteriormente, o casal Júnior e Emídia ministrou uma palestra abordando o tema do congresso: “Família, Santuário de Oração: Eu e Minha Casa Serviremos ao Senhor”.
Por sua vez, a psicóloga Carina Souza trouxe reflexões importantes sobre os efeitos da oração no enfrentamento da depressão e ansiedade dentro das famílias. Houve ainda uma apresentação teatral da Comissão de Artes Cênicas da Arquidiocese, bem como a oração do Terço da Misericórdia. Além disso, Marco e Susy ministraram uma palestra sobre o bom uso das tecnologias na promoção de um ambiente familiar repleto de boas memórias afetivas.
Ainda no sábado, o casal Rafael e Liliane emocionou a todos com o testemunho sobre o tema “Minha Família é um Milagre”, narrando a intervenção divina em sua trajetória familiar. O dia foi encerrado de forma leve e descontraída com um show de comédia apresentado por Ivanildo, proporcionando momentos de alegria e confraternização entre os participantes, que compartilharam experiências e fortalecimentos na fé.
No domingo (15), a programação teve início com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Antônio, bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília. O casal André e Karina Parreira trouxe uma inspiradora reflexão sobre a santidade no matrimônio. Ítalo Fasanella, por sua vez, apresentou a pedagogia educativa de São Luís e Santa Zélia Martin para a criação dos filhos na fé cristã. A Comissão de Artes Cênicas fez uma segunda apresentação, desta vez sobre a vida dos santos patronos do congresso. A adoração ao Santíssimo Sacramento marcou um dos momentos mais profundos e emocionantes do evento. Encerrando o dia, as crianças, filhos dos participantes, fizeram uma apresentação especial, coroando o encontro com um testemunho vivo da presença de Deus nas famílias.
Confira as fotos do congresso aqui.